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Conhecimentos, competências e crenças sobre agressão online: eficácia da sensibilização nos adolescentes

Conhecimentos, competências e crenças sobre agressão online: eficácia da sensibilização nos adolescentes

Gomes, Adriana Regina Fernandes

| 2015 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Os fenómenos relacionados com a agressão online, incluindo o cyberstalking, têm sido
estudados sobretudo junto da população jovem adulta. Contudo, os adolescentes são um dos
grupos mais vulneráveis à agressão online, daí a relevância da prevenção junto destes. A
presente investigação avalia a eficácia de uma ação de sensibilização sobre a agressão online,
dirigida a adolescentes (12-17 anos de idade), a partir de três momentos de avaliação: préteste,
pós-teste e follow up. Foi constituído um grupo experimental (G.E.) (n=272) e um grupo
de controlo (G.C.) (n=77). No total, foram concretizadas 14 sensibilizações em 3 escolas do
Norte de Portugal. Os resultados indicaram que a sensibilização foi eficaz, verificando-se no
G.E. uma evolução gradual positiva, ao longo dos 3 momentos, no nível de conhecimentos e
competências, comparativamente com o G.C.. Ambos os grupos sustentavam algumas crenças
ajustadas e outras tendencialmente erróneas acerca da agressão online. Os resultados obtidos
enfatizam a necessidade de um investimento mais continuado porque mudanças desse nível
exigem mais tempo para uma desmistificação eficaz de crenças erróneas.
The phenomena related to online aggression, including cyberstalking have proved to prevail
among the young adult population. However, adolescents are of the main vulnerable groups to
online victimization. This study is an attempt to assess the effectiveness of an awareness
action on the online aggression among adolescents (12-17 years old) in three moments: pretest,
post-test and follow up. An experimental group (GE) (n=272) and control group (GC)
(n=77) were created. Altogether, fourteen awareness were implemented in three schools in
northern Portugal. The results indicated not only that the awareness action was effective but
they also showed that G.E. had a gradual evolution in terms of knowledge and skills during
three assessment moments when compared to G.C.. Both groups supported some adjusted
beliefs and others tend erroneous beliefs about the phenomenon of online aggression. These
results emphasize the need to develop a more sustainable investment in the long run because
changes at this level require more time for discussion and demystification of erroneous
beliefs.

Publicação

Ano de Publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201225336