Promoção da compreensão da leitura : avaliação dos efeitos de um programa de intervenção
Silva, Magda Soraia Malheiro da
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
Os resultados dos alunos portugueses nos estudos internacionais de literacia de leitura mostram
desempenhos médios modestos. Especificamente, o PISA 2009 mostra que a proporção de alunos a pontuar
nos níveis mais elevados de proficiência (níveis 4, 5 e 6) é de 24,4%, enquanto 75,6% da amostra portuguesa
pontua no nível 3 ou abaixo deste.
A investigação tem indicado que para que a intervenção seja eficaz no desenvolvimento de
compreensão da leitura, os programas devem incluir o ensino direto de estratégias de compreensão e
oportunidades de colaboração entre pares (Fielding & Pearson, 1994). Em situações de dificuldade acrescida, os
leitores menos competentes têm dificuldade em monitorizar a sua compreensão (Mateus, 1991). Competências
limitadas de monitorização podem ser um fator responsável pelas dificuldades de compreensão da leitura. Este
trabalho insere-se no âmbito da intervenção das competências de literacia, especificamente ao nível da
promoção de níveis superiores de compreensão da leitura. Pretende-se avaliar os efeitos de um programa de
ensino explícito da compreensão da leitura, em alunos do 6.º ano de escolaridade, o programa “Aprender a
compreender. Do saber… ao saber fazer”.
A avaliação dos sujeitos do programa foi efetuada recorrendo a um design com duas medidas repetidas
no tempo (pré e pós-teste) e dois grupos (experimental e de controlo). Participaram no estudo 36 alunos do 6.º
ano de escolaridade, 19 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, de uma escola privada do concelho de Braga.
As diferenças nos resultados dos sujeitos do grupo experimental e de controlo não são estatisticamente
significativas em todas as variáveis medidas. O cálculo do coeficiente intraclasse revelou a ausência de
estabilidade, indicando que os sujeitos não tendem a manter as respetivas posições relativas no interior do
grupo. Como explicação para a ausência de diferenças são apontados vários problemas associados com a
implementação do programa e com aspetos de cariz metodológico.
The results of the Portuguese students in the international reading literacy studies show mild
performances. In PISA (2009), the proportion of Portuguese students in the highest proficiency levels (level 4, 5
and 6) are 24%, while 75,6% scores at level 3 or above.
The investigation has displayed effective interventions to foster reading comprehension. The programs
should include explicit reading comprehension strategies and opportunities to cooperate with peers (Fielding &
Pearson, 1994). When the task is demanding, low performers students experience difficulties in monitoring their
comprehension (Mateus, 1991). Limited reading monitoring abilities could be an accountable factor in reading
comprehension problems. This work falls within the literacy reading skills, in order to promote higher levels of
reading comprehension. It aims to access the effects of an explicit reading comprehension program, for
students in the 6th grade, called “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer”.
The assessment of the program’s subjects was made through an experimental design with two
measures repeated in time (pre and post-test) in two groups (experimental and control). Participated in the study
36 students from de 6th grade, 19 males and 17 females, from a private school from Braga.
The differences in the results of students in the experimental group and control group weren’t statically
significant. The analyses of the individual changes pathways revealed that several students had inferior
performances in the second moment of evaluation, either in experimental group or in the control group. The
calculation of the intraclass correlation coefficient reveled the absence of stability, suggesting the subjects do not
tend to maintain the relative position inside the group. Some limitations are pointed for the absence of differences
among groups, such as implementation problems of the program and methodological aspects.