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Padrões de erro na matemática no 1.º ciclo do ensino básico

Padrões de erro na matemática no 1.º ciclo do ensino básico

Peixoto, Filipa Carvalho

| 2016 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
O presente estudo teve como objectivo investigar os padrões de erro existentes na matemática
em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram 993 alunos do 1.º ao 4.º ano de
escolaridade, de 15 escolas do distrito de Braga. Os erros foram avaliados através da Prova de
Conhecimentos de Matemática (Lopes e Bueno, 2014), a qual incide em três áreas de
conhecimento: o conhecimento do sistema numérico, a resolução de operações aritméticas e a
resolução de problemas. Os erros foram categorizados e quantificados por área de
conhecimento e por ano de escolaridade. Para a totalidade da amostra, os erros mais frequentes
na área do conhecimento numérico são os erros pré-requisito linguístico (PL); na área das
operações aritméticas os erros mais comuns são os erros de processo (EAc); na resolução de
problemas, os erros mais frequentes dizem respeito a falhas no conhecimento esquemático
(CE). Paralelamente, no 3.º e no 4.º ano de escolaridade, verificou-se um efeito indirecto do
conhecimento do sistema numérico na resolução de problemas, mediado pelas operações
aritméticas. Esta relação é mais evidente no 4.º ano do que no 3.º, sugerindo um efeito sinérgico
progressivo entre as três áreas de conhecimento.
The main goal of the present study was to study mathematic errors patterns in primary school
students. A total of 993 1st through 4thgrade students from 15 schools participated on the study.
The errors were measured through the “Prova de Conhecimentos de Matemática” (Lopes e
Bueno, 2014). This test includes numeric knowledge, computation and word problems tasks.
The errors were subsequently categorized by area of knowledge and school year. The most
usual errors in the total sample were: i) Linguistic errors, on numeric knowledge; ii) Process
errors, in computation; and iii) and Schematic Knowledge errors, in word problems. Also an
indirect effect of numeric knowledge on word problems, mediated by computation was found
in 3rd and 4th graders. This relationships more evident in 4th grade, which suggests a progressive
synergetic effect between mathematic knowledge areas.

Publicação

Ano de Publicação: 2016

Identificadores

ISSN: 201217279