Passar para o conteúdo principal

Relatório de atividades : "Uma vida, muitas vidas!"

Relatório de atividades : "Uma vida, muitas vidas!"

Gomes, Daniela Cristina Nogueira

| 2012 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
Resumo: O relatório de atividades profissionais tem como objetivo fundamental elencar uma série de evidências
relacionadas com a atividade profissional que tenho desenvolvido, nos últimos cinco anos, na área da Psicologia
Escolar e da Educação. Refiro, especificamente, o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de
Palmeira, em Braga, com alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico. Apresento ainda atividades
desenvolvidas com a população docente, pais ou encarregados de educação e outros técnicos ou organizações.
Com a apresentação das referidas atividades procuro efetuar uma descrição das funções e papéis
desempenhados na prática profissional da psicologia, assim como as competências adquiridas ao longo do
trabalho que desenvolvi neste contexto muito específico. Farei ainda uma reflexão acerca da avaliação e
intervenção na área da psicologia escolar e da educação, em particular em contexto escolar, nomeadamente no
que diz respeito à clarificação dos papéis e funções dos psicólogos escolares; desafios à prática profissional;
ética profissional; apoios; dificuldades; carreira; e perspetivas futuras.
Abstract: The report on professional activities has as main goal list a series of evidence connected with the
professional activity that I have developed over the last five years in the area of school psychology and education.
I specifically refer the work developed at “Agrupamento de Escolas de Palmeira” in Braga, with students from the
preschool till the 9th grade. I also report activities developed with teachers, parents and other experts on
education, as well as some organizations. With the presentation of the referred activities, I intend to make a
description of the functions and roles performed in the professional practice of Psychology, as well as the skills
acquired along the work I have been developing in this specific context. I will also make some considerations
about evaluation and the intervention in the area of school psychology and education, specifically in school
context, namely in what concern the clarification of roles and functions of the school psychologists; challenges to
the professional practice; professional ethics; supports; difficulties; career; and future perspectives.

Publicação

Ano de Publicação: 2012