Passar para o conteúdo principal

Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica

Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica

Campos, Karina Araújo

| 2022 | URI

Tese

Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
O desempenho acadêmico é de reconhecida importância para as trajetórias de vida individuais e sucesso
ao longo da vida. O conhecimento dos factores envolvidos no desempenho académico, como é o caso
da percepção de autoeficácia, é por isso muito relevante. O objetivo do presente estudo é, através de
uma revisão sistemática da literatura, perceber a relação entre a autoeficácia académica e o
desempenho académico, bem como os fatores mediadores e moderadores desta relação, como por
exemplo estratégias metacognitivas, o relacionamento professor-aluno e o bem-estar pessoal. A revisão
da literatura será conduzida seguindo as diretrizes PRISMA. Espera-se, com este estudo, não só
aumentar o conhecimento teórico sobre a relação entre desempenho académico e autoeficácia como
aplicar este conhecimento a situações escolares reais.
Academic performance is of recognized importance to individual life trajectories and lifelong success.
Knowledge of the factors involved in academic performance, such as the perception of self-efficacy, is
therefore very relevant. The aim of the present study is, through a systematic literature review, to
understand the relationship between academic self-efficacy and academic performance, as well as the
mediating and moderating factors of this relationship, such as metacognitive strategies, the teacher student relationship, and the personal well-being. The literature review will be conducted following
PRISMA guidelines. This study hopes to increase theoretical knowledge about the relationship between
academic performance and self-efficacy and apply this knowledge to real school situations.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISSN: 203085639