Narrative-based intervention in elementary school: impact on students' basic psychological needs-satisfaction and classroom engagement
Peseta, Rafaela Fidalgo
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A literatura tem reportado uma diminuição do envolvimento dos alunos ao longo da escolarização,
enfatizando a sua importância para o desempenho académico imediato e subsequente, rendimento e
conclusão escolar. De acordo com a Teoria da Autodeterminação, um ambiente de aprendizagem de
apoio facilita a aprendizagem autorregulada dos estudantes devido à satisfação das suas necessidades
psicológicas básicas, levando a um maior envolvimento. Deste modo, o presente estudo tem como
objetivo avaliar o impacto de um programa de promoção de estratégias de autorregulação, implementado
por professores, na satisfação das necessidades psicológicas básicas e no envolvimento em sala de aula
dos alunos do 1.º ciclo. O programa utilizou a estória-ferramenta, Sarilhos do Amarelo, e incluiu 90
alunos do 4.º ano com idades compreendidas entre os oito e os 12 anos. O grupo de comparação incluiu
99 alunos do 4.º ano. O estudo seguiu um desenho quasi-experimental, com dados recolhidos antes e
depois da intervenção. No final da intervenção, o grupo experimental reportou maior competência
percebida e envolvimento na sala de aula do que o grupo de comparação. Espera-se que os resultados
do presente estudo apoiem os esforços dos investigadores e educadores em proporcionar um ambiente
de aprendizagem promotor de sucesso académico, incentivar cursos de formação de professores em
autorregulação da aprendizagem, e promover a infusão curricular de programas baseados na evidência
de promoção na autorregulação.
Literature on engagement has reported a decrease throughout schooling, emphasizing its importance to
immediate and subsequent academic performance, achievement, and school completion. According to
Self-determination Theory, a supportive learning environment facilitates students’ self-regulated learning
(SRL) owing to the satisfaction of their basic psychological needs leading to increased student
engagement. Thereupon, the current study aims to assess the impact of a self-regulation intervention
program, applied by teachers, on students’ basic psychological needs satisfaction and classroom
engagement in elementary school. The program used a story tool, Yellow’s Trials and Tribulations, and
included 90 fourth-grade students with ages ranging from eight to 12 years old. The comparison group
included 99 fourth-grade students. The study followed a quasi-experimental design, with data collected
prior to and after the intervention. At the end of the intervention, the experimental group reported higher
perceived competence and classroom engagement than the comparison group. Results of the present
study are expected to support researchers' and educators’ efforts to provide a learning environment likely
to foster academic success, encourage teacher training courses in SRL, and promote the curricular
infusion of SRL evidenced-based programs.