Passar para o conteúdo principal

Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores

Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores

Santos, Rita de Cassia dos

| 2022 | URI

Tese

Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
Tomar decisões de carreira é, quase sempre, um momento angustiante para os jovens por
trazer inseguranças na definição daquilo que norteará os próximos anos, a nível académico e/ou
profissional. Protelar este processo para o final do ensino básico e ensino secundário significa renegar
uma trajetória escolar onde podemos trabalhar competências que são importantes nos momentos
decisórios. A Educação para Carreira surge como um potencial aliado, visando trabalhar estas
competencias ao longo da escolarização. Este projeto pretende mapear a existência de intervenções de
Educação para Carreira e qual a importância atribuída por psicólogos e professores a estas
intervenções, nas escolas públicas do Ensino Básico I da cidade de Braga. Para isso, propõe-se a
aplicação de um questionário a Psicólogos e professores do 4° ano do ensino básico em 12 escolas,
uma em cada agrupamento escolar da cidade. Recorrendo a análises descritivas e de conteúdo das
respostas dadas pretende-se caracterizar um perfil dos profissionais com base nas suas perspetivas
sobre Educação para Carreira. Isto poderá favorecer o planeamento de intervenções sobre Educação
para Carreira nos anos iniciais de escolarização, promovendo maior prontidão de carreira para
enfrentar diferentes transições académicas e profissionais nos estudantes.
Taking career decisions is, almost always, an anguishing moment to young for bringing
insecurities in the definition of what will guide the following years, on an academic and/or professional
level. Postpone this process towards the end of basic school and high school means to deny a scholar
trajectory where is possible to develop skills that are important in decisive moments. Career education
comes as a potential ally, aiming to work these skills through schooling. This project intends to map
the existence of career education interventions in Braga and the importance assigned by psychologists
and teachers to these interventions, in the Public basic schools of Braga. For this, it is proposed the
application of a questionnaire to psychologists and teachers of the 4th of basic education in 12
schools, each one of them in one separate school grouping in the city. Using descriptive analysis and
content of the answers given, it is intended to draw a profile of the professionals based on their
perspective on career education. This might favor the planning of intervention in career education in
the early years of schooling, promoting greater readiness to face different academic and professional
transitions in students.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISSN: 203085701