Recursos de carreira em estudantes e trabalhadores-estudantes
Silva, Diana Carreira da
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Este estudo de base exploratória, apresenta como objetivo a caracterização dos
recursos de carreira em dois grupos: trabalhadores-estudantes e estudantes não trabalhadores, considerando as variáveis: género, idade, ciclo de estudos e condição do
estudante. Participaram 156 alunos, 91 trabalhadores-estudantes e 65 estudantes não trabalhadores, maioritariamente portugueses (90.4%), com idades compreendidas entre
os 18 e os 53 anos (M=24.9; DP=7.67), sendo que 101 (64.7%) são do género feminino.
Destes estudantes, 104 (66.7%) frequentam o 1º ciclo e 52 (33.3%) frequentam o 2º ciclo
de estudos. Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, e a um
Questionário que avaliou os Recursos de Carreira. No grupo dos trabalhadores-estudantes,
os resultados dos recursos de carreira indicam valores superiores no género masculino no
desafio do curso; os estudantes do 2º ciclo pontuam mais nos recursos de expertise
profissional e aprendizagem ao longo da vida, e os estudantes mais velhos relacionam-se
positivamente com superior conhecimento do mercado de trabalho. A comparação dos
recursos de carreira nos dois grupos, evidenciou diferenças estatisticamente significativas
nos recursos de capital humano, em dois recursos de gestão de carreira, e em dois
recursos motivacionais, a favor dos trabalhadores-estudantes. Nos recursos ambientais,
não se verificaram diferenças entre os dois grupos.
This exploratory-based study aims to characterize career resources in two groups:
working-students and non-working students, considering the variables: gender, age, study
cycle and student condition. 156 students participated, 91 working students and 65 non working students, mostly Portuguese (90.4%), aged between 18 and 53 years (M=24.9;
SD=7.67), with 101 (64.7%) are female. Of these students, 104 (66.7%) attend the 1st cycle
and 52 (33.3%) attend the 2nd cycle of studies. Participants answered a Sociodemographic
Questionnaire, and a Questionnaire that evaluated Career Resources. In the group of
student workers, the results of career resources indicate higher values in the male gender
in the course challenge; 2nd cycle students score higher on professional expertise and
lifelong learning resources, and older students relate positively to superior knowledge of
the labor market. The comparison of career resources in the two groups showed
statistically significant differences in human resources, in two career management
resources, and in two motivational resources in favor of student workers. In environmental
resources, there are no differences between the two groups.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT–Fundação para a Ciência
e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0122/2020.