Passar para o conteúdo principal

Processos de mudança numa intervenção de escrita combinada: momentos de inovação e autodistanciamento

Processos de mudança numa intervenção de escrita combinada: momentos de inovação e autodistanciamento

Moreira, Cláudia Sofia Alves

| 2022 | URI

Tese

Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
A investigação sugere que as intervenções de escrita têm efeitos positivos na saúde e bem-estar das pessoas. A escrita expressiva, positiva e combinada são possibilidades para a construção dessas intervenções. Há muita investigação sobre os benefícios das intervenções de escrita, mas sobre os processos envolvidos na mudança é ainda escassa. Serão analisadas as tarefas de 40 participantes de uma intervenção de escrita combinada, com recurso aos sistemas de codificação dos Momentos de Inovação (Mis), da Ambivalência (MAs) e do Autodistanciamento (AD) com o objetivo de caraterizar estes processos de mudança, estudar a associação entre os Mis/MAs e o AD e entre os Mis e medidas de autorrelato. Os participantes foram alotados a dois grupos com base na ruminação, um que melhorou e outro que piorou. Os Mis não seguem uma tendência crescimento, os MAs descem e o AD sobe. Os Mis de NI e o AD parecem ser processos teoricamente semelhantes, os Mis de N2 parecem estar associados a menos ambivalência e os Mis N3 e o total dos Mis associam-se a um discurso menos imersivo na experiência. As medidas observacional e de autorrelato da ambivalência associam-se, mas não os MIs e as medidas de ruminação e sofrimento psicológico.
Research suggests that writing interventions have positive effects on people's health and well-being. Expressive, positive and combined writing (CW) are possibilities for building these interventions. There is plenty of research on the benefits of writing interventions, however it is scarce regarding the processes of change. The texts of 40 participants in a CW intervention will be analyzed using the coding systems of Moments of Innovation (IMs), Ambivalence (AMs) and Self-distancing (SD) with the aim of characterizing these processes of change, while studying the association between Mls/MAs and SD, as well as between Mls and self-report measures. Participants were allocated into two groups based on rumination: one that improved and one that worsened. The IMs do not follow a growth trend, the AMs go down and the SD goes up. Ni IMs and SD appear to be theoretically similar processes, N2 IMs appear to be associated with less ambivalence and N3 IMs and total IMs are associated with less immersive discourse. The observational and self-report measures of ambivalence are associated, but not the IMs and the measures of rumination and psychological distress.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISSN: 203051360