Literacy effects on objects’ recognition: evidence from a negative priming paradigm
Silva, Maria Veiga de Araújo Barroso da
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Evidência recente mostra que aprender a ler e a escrever tem um impacto profundo, não só na
vida dos indivíduos e das sociedades, mas na cognição em geral. Neste trabalho analisámos se o viés à
direita que a literacia parece instigar no reconhecimento visual de palavras em ortografias em que a
maioria das letras apresentam características distintivas à direita, pode ser também observado no
reconhecimento visual de objetos. Para isso, conduzimos dois estudos. O Estudo 1 procurou analisar
efeitos de direccionalidade (direita-esquerda) no reconhecimento visual de objetos (animais) na ausência
de estímulos verbais (letras), para determinar a linha base do processamento. No Estudo 2, recorremos
ao paradigma de priming negativo para analisar como a apresentação de letras espelho e não-espelho
com orientação à direita e esquerda afetou a linha base determinada pelo Estudo 1. Os resultados
mostraram que a presença de letras alterou de forma significativa a forma como imagens iguais do
mesmo animal apresentadas em direções opostas foram reconhecidas. Especificamente, os resultados
revelaram um efeito de priming negativo quando essas imagens foram antecedidas de letras-espelho
orientadas à direita, como antecipado. Revelaram também a presença desse efeito quando as imagens
desses animais foram antecedidas de letras não-espelho orientadas à esquerda.
Recent studies showed that learning to read and write has a profound impact not only on the
lives of individuals and societies but on cognition as a whole. In this work, we analyzed whether the right asymmetry bias that literacy seems to instigate in the visual recognition of words from orthographic
systems in which most letters have their distinctive features on the right can also be observed in the visual
recognition of objects. Two studies were conducted. Experiment 1 aimed to analyze directionality effects
(right-left) on the visual recognition of objects (animals) in the absence of verbal stimuli (letters) to
establish the baseline processing. In Experiment 2 we used a negative priming paradigm to analyze how
the presence of mirror and non-mirror right- and left-oriented letters previously to the images of the
animals affected the baseline determined by Experiment 1. Results showed that the presence of letters
changed significantly the recognition of images of the same animal presented in opposite directions.
Specifically, the results revealed a negative priming effect when these images were preceded by right oriented mirror letters, as expected. They also revealed the presence of this effect when the images of
these animals were preceded by left-oriented non-mirror letters.