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As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico

As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico

Alves, Ana Margarida Gonçalves

| 2022 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
As praxes académicas têm sido associadas sobretudo a vivências negativas e a comportamentos
abusivos e inadequados. Não obstante, também constituem práticas que continuam a mobilizar e a envolver os estudantes universitários, por perspetivarem as experiências positivas que podem advir das mesmas.
Deste modo, com o presente estudo pretendemos desenvolver e validar um questionário que permitisse melhor conhecer e caracterizar as eventuais experiências positivas associadas à participação e envolvimento dos estudantes universitários nas praxes académicas – Questionário de Experiências Positivas na Praxe Académica (QEPA). Um segundo objetivo do estudo foi analisar a relação entre as experiências positivas e
negativas e o bem-estar psicológico dos participantes. A amostra integrou 408 estudantes da Universidade do Minho que admitiram ter participado nas praxes académicas, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20.8, DP=2.19), na sua grande maioria mulheres (71.4%). Os resultados revelaram que o
QEPA apresenta características psicométricas adequadas, tanto a nível de validade como a nível de fidelidade. Verificou-se ainda existir uma correlação positiva e significativa entre as experiências positivas na praxe académica e o bem-estar psicológico; e uma correlação negativa significativa entre a experienciação de comportamentos inadequados e o bem-estar psicológico. Aceder às experiências positivas associadas às
praxes académicas revela-se fundamental para auxiliar e fundamentar as políticas de prevenção e intervenção neste contexto.
Academic hazing have been mainly associated with negative experiences, abusive and inappropriate behaviors. However, they are also practices that continue to mobilize and involve university students by predicting the positive experiences that can arise from them. Thus, with the present study we intend to develop and validate a questionnaire that would allow a better understanding and characterization of possible positive experiences associated with the participation and involvement of university students in academic hazing –
Questionnaire of Positive Experiences in Academic Hazing (QEPA). A second objective of the study was to analyze the relationship between positive and negative experiences on participants' psychological well-being. The sample included 408 students from the University of Minho who admitted having participated in academic hazing, aged between 18 and 30 years (M= 20.8, SD=2.19), most of them women (71.4%). The results
revealed that the QEPA has adequate psychometric characteristics, both in terms of validity and reliability. There was also a positive and significant correlation between positive experiences in academic hazing and
psychological well-being; and a significant negative correlation between experiencing inappropriate behavior and psychological well-being. Accessing the positive experiences associated with academic hazing is
fundamental to support and support prevention and intervention policies in this context.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISSN: 203052161