Passar para o conteúdo principal

Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas

Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas

Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado

| 2021 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Os psicólogos escolares atuam no âmbito de uma escola ou agrupamento de escolas, com pais,
professores, educadores e/ou outros profissionais, de modo a ajudarem os estudantes a obter sucesso
escolar. Entre os serviços prestados, os serviços de carreira constituem um dos mais importantes. O
objetivo principal deste estudo consistiu em caracterizar serviços de carreira em escolas secundárias
portuguesas, na perspetiva dos seus clientes e profissionais. Participaram, respondendo a um inquérito,
173 estudantes universitários de ambos os sexos e 18 psicólogas escolares, de diferentes distritos do
país. Os resultados indicam que a quase totalidade dos psicólogos fornece serviços de carreira nas suas
escolas e mais de três tipos de intervenções diferentes. A maioria dos estudantes considera os serviços
importantes, incluindo os que não tiveram acesso aos serviços na sua escola secundária. Discute-se
como as necessidades de formação dos psicólogos podem influenciar a oferta de serviços, a importância
atribuída aos serviços pelos participantes e como os profissionais e estudantes se relacionam com estes.
School psychologists work within a school or cluster of schools, with parents, teachers, educators and/or
other professionals, to help students achieve academic success. Among the services provided, career
services constitute one of the most important. The main objective of this study consisted in characterizing
career services in Portuguese secondary schools, from the perspective of their clients and professionals.
173 university students of both sexes and 18 school psychologists from different districts of the country
participated, by filling in a survey. The results indicate that almost all psychologists provide career services
in their schools and more than three different types of interventions. Most students consider this services
important, including those who did not have access to them at their secondary school. We discuss how
the training needs of psychologists can influence the implementation of services, the importance
attributed to the services by the participants and how professionals and students relate to them.

Publicação

Ano de Publicação: 2021

Identificadores

ISSN: 202829111