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Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira

Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira

Pinto, Joana Carneiro

; Taveira, Maria do Céu;

Candeias, Adelinda

;

Araújo, Alexandra

| SpringerOpen | 2013 | DOI

Artigo de Jornal

A competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Compe-tência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade1 de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confi rmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
Social competence is concerned to how people perceive and act in a variety of social situations. This study evaluates the psychometric characteristics of the Perceived Social Competence Scale (PSC-Car). Participants were 572 Portuguese adolescents (M=13.28 years; SD=.59) who are in the 8th grade. Results of the Confi rmatory Factor Analysis suggest a factorial solution consisting of eight factors. The global indices of fi tness of the model are quite robust, proving that it is a good solution in the adjustment of empirical data (X2/df=4.097, CFI=.895, GFI=.851, RMSEA=.079). The results stimulate the development of new researches and interventions that approach social skills in order to develop socially intelligent behaviors for career adaptation, advancement and success of young people.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Editora: SpringerOpen

Identificadores

ISSN: 0102-7972