APOLO-Teens: estudo dos preditores de adesão ao tratamento de excesso de peso e obesidade na adolescência
Monteiro, Cátia Marisa Lopes
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
O APOLO-Teens é um programa de intervenção cognitivo comportamental para excesso de peso e
obesidade, onde os adolescentes têm acesso através do Facebook. O estudo tem dois objetivos,
identificar as diferenças existentes entre os grupos de baixa e elevada adesão à intervenção, no final da
intervenção e no follow-up e estudar os preditores de adesão ao APOLO- Teens no baseline. A amostra
compreende 43 indivíduos, 31 (72.1%) do sexo feminino, dos 13 aos 18 anos (M= 15.16; DP= 1.77).
Foram realizados testes MANOVA para estudar as diferenças entres os grupos de baixa e alta adesão e
uma regressão linear múltipla para estudar os preditores de adesão. Relativo aos resultados, o grupo
com alta adesão apresenta um menor medo de engordar, no final da intervenção, e apresenta maiores
níveis de petisco contínuo compulsivo, no follow-up. Os adolescentes que passavam mais tempo, por dia,
no Facebook, e que apresentavam um maior número de minutos em comportamento sedentário, por
dia, no baseline, aderiram mais a este tipo de intervenção (R²= .160, F (1,34) = 4,55, p < .05). É possível
concluir que estudar a adesão é importante, pois facilita a seleção das pessoas que beneficiam mais da
intervenção e ajuda na personalização desta.
APOLO-Teens is a cognitive-behavioral intervention program for overweight and obesity, which
adolescents have access to through Facebook. The study has two objectives, to identify the differences
between low and high adherence groups at the end of the intervention and follow-up, and to study the
predictors of adherence to APOLO-Teens at baseline. The sample comprised 43 individuals, 31 (72.1%)
female, aged 13 to 18 years (M= 15.16; SD= 1.77). MANOVA tests were performed to study the
differences between the low and high adherence groups and multiple linear regression to study the
predictors of adherence. Relative to the results, the high adherence group had a lower fear of getting fat
at the end of the intervention and had higher levels of continuous compulsive snacking at follow-up.
Adolescents who spent more time per day on Facebook and who had more minutes of sedentary behavior
per day at baseline adhered more to this type of intervention (R²= .160, F (1,34) = 4.55, p < .05). It can
be concluded that studying adherence is important because it facilitates the selection of people who
benefit most from the intervention and helps in personalizing the intervention.