Burnout em professores do ensino básico e secundário: variáveis pessoais, organizacionais e de sala de aula
Mota, Ana Isabel de Bastos
Tese
Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
O burnout é um fenómeno psicossocial, que resulta da incapacidade do indivíduo para gerir o stress
crónico, relacionado com o seu contexto ocupacional. O burnout interfere, não só com a saúde física e
mental dos professores, mas também com os processos de ensino-aprendizagem, as relações entre
colegas e chefias, e as relações com a comunidade escolar, entre outros. Esta tese de doutoramento
tem como objectivo principal explorar, ao longo de três capítulos, o fenómeno do burnout em professores,
no contexto específico do sistema de ensino português. O primeiro capítulo consiste num estudo de
revisão da literatura, a partir do qual se verificou a escassez de estudos realizados, e a inconsistência
nos resultados encontrados, sobre o burnout em professores portugueses. Verificou-se, ainda, que as
variáveis sóciodemográficas dos professores, a indisciplina dos alunos, e a burocracia, são as variáveis
que mais têm vindo a ser exploradas, em estudos com professores portugueses. O segundo capítulo
apresenta um estudo qualitativo, que analisa a importância relativa das dimensões pessoais,
organizacionais e de sala de aula, associadas ao contexto educativo português. Os resultados indicaram
que as variáveis organizacionais são as mais relevantes, para o burnout, e que o contexto de sala de aula
é aquele que os professores portugueses gerem com maior dificuldade. Foi ainda possível identificar
outras variáveis que parecem ter relevância no contexto educativo português. O terceiro capítulo
apresenta um estudo quantitativo, que teve como objectivo explorar os perfis de professores em burnout,
e de professores, que não estão em burnout. Os resultados sugerem que os professores apresentam um
padrão de respostas idêntico: para ambos, as tarefas administrativas, a justiça distributiva de
recompensas, a indisciplina dos alunos, e os pais e encarregados de educação, têm um impacto
particularmente negativo no seu bem-estar. Os dois grupos de professores distinguem-se,
particularmente, na importância atribuída à percepção de ameaça e à percepção de desafio. Discutemse
os principais resultados encontrados, nos três estudos, e apresentam-se sugestões para investigações
e intervenções futuras, sobre o burnout em professores portugueses.
Burnout is a psychosocial syndrome that results from an individual's inability to manage chronic stress
related to their occupational context. Burnout interferes not only with the physical and mental health of
teachers, but also with the teaching-learning processes, relationships between colleagues and school
principals, and relationships with the school community, among others. The main objective of this
doctoral thesis is to explore, over three chapters, the phenomenon of burnout in teachers, in the specific
context of the Portuguese educational system. The first chapter consists of a literature review study, from
which it was verified the scarcity of studies available, and the inconsistency in the results found, on
burnout in Portuguese teachers. It was also found that teachers’ sociodemographic characteristics,
student’s misbehavior, and bureaucracy have been the most explored variables in studies with Portuguese
teachers. The second chapter presents a qualitative study that analyzes the relative importance of
personal, organizational and classroom dimensions associated with burnout in the Portuguese
educational context. The results indicated that organizational variables are the most relevant for burnout,
and that the classroom context is the one Portuguese teachers manage with greater difficulty. It was also
possible to identify other variables that seem to be relevant in the Portuguese educational context. The
third chapter presents a quantitative study, which aimed to explore the profiles of burned-out and nonburned-
out teachers. The results suggest that teachers show an identical pattern of responses: for both,
administrative tasks, fairness in rewards, student’s misbehavior, and parents, have a particularly negative
impact on their well-being. The two groups of teachers differ, particularly in the importance given to the
perception of threat and the perception of challenge. The main results found in the three studies are
discussed, and suggestions for future investigations and interventions on burnout in Portuguese teachers
are presented.
União Europeia (Erasmus +)