Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira
Cordeiro, Sílvia Amado
; Taveira, Maria do Céu;Neves, Lúcia
; Silva, Ana Daniela;Rodrigues, Bruna
;Lobo, Cristina Costa
Artigo de Jornal
A intervenção psicológica vocacional deve proporcionar
oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos e competências
vocacionais, permitindo aos alunos, a implementação de decisões esclarecidas
de carreira. Neste sentido, implementou-se um programa de intervenção
psicológica vocacional em grupo, destinado a alunos do 9º ano de escolaridade,
constituído por um total de sete sessões, das quais cinco decorreram com
os alunos e duas com os pais ou encarregados de educação de cada aluno.
Participaram voluntariamente 18 rapazes e 22 raparigas (n = 40), entre os 13 e
os 16 anos (M = 14.08, DP = 0.47), alunos de uma escola pública do norte de
Portugal. Utilizou-se a Escala sobre a Adaptabilidade, num design de pré e pósteste.
Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre
a fase anterior à intervenção e a fase posterior à intervenção na adaptabilidade
global, bem como nas quatro dimensões que a constituem. Estes resultados
suportam a importância da intervenção psicológica vocacional no aumento da
confiança dos alunos em competências chave de carreira. Conclui-se acerca dos
efeitos positivos de intervenções que promovam o desenvolvimento vocacional
dos jovens, evidenciando-se a importância do desenvolvimento de ofertas neste
âmbito, particularmente nas escolas.
Career psychological intervention should provide opportunities
for the development of career knowledge and skills, allowing students to
implement informed decisions. In this sense, we implemented a career group
intervention program designed for 9th grade students, consisting of seven
sessions, five of which were with the students and two with the parents and each
respective child. Eighteen boys and 22 girls (n = 40), students of a public school
in the north of Portugal, with ages between 13 and 16 years old (M = 14.08, SD =
12.47), participated voluntarily in the program. The Adaptability Scale was used
in a pre and post-test design. The results indicated the existence of statistically
significant differences between pre and post-test in the scores of the global
composite adaptability scale and of each of its four dimensions. These results
support the importance of career intervention in the increment of students’
confidence in their career skills and attitudes. We conclude about the positive
effects of career interventions, supporting the importance of the development of
offers in this field, particularly in schools.
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