O papel da “consciência da situação” na tomada de decisão em situação de jogo por parte de jogadores de futebol da elite mundial
Meireles, Luís Jorge Machado da Cunha
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia Aplicada
Atualmente, a ciência da expertise é unânime em admitir que, subjacente ao superior rendimento dos
peritos, está a capacidade deste conjunto de indivíduos, para dentro do seu domínio de especialização,
discriminarem e processarem informação relevante de forma mais eficiente do que aqueles que o não
são. Não obstante, quando se trata de explicar porque é que tal acontece, são notórias cissões filosóficas,
teóricas e epistemológicas profundas que se prolongam desde a literatura dos Fatores Humanos e
Engenharia Cognitiva à própria Psicologia do Desporto.
Assim, através do esclarecimento das diferentes propostas, o objetivo inicial desta tese prendeu-se,
por um lado, com a circunscrição do espaço concetual do constructo de “consciência da situação” e
subsequente argumentação de que, quando considerado em relação dialética com a estrutura percetiva
e cognitiva dos sujeitos, o mesmo poderá servir para que se encontre uma resposta mais unânime e
satisfatória para a descrição do desempenho percetivo e cognitivo superior. Paralelamente, procurou-se
perceber que métodos são mais adequados na sua avaliação e verificar de que forma a análise cognitiva
de tarefas (i.e., o protocolo de eliciação de conhecimentos) respondia em contexto aplicado.
Em contraponto com a ideia de base que a define enquanto “competência” (cf. Smith & Hancock, 1995), os
resultados do primeiro estudo indicam, por um lado, a prevalência de uma visão da consciência da situação
enquanto “estado de conhecimento” acerca dos fatores relevantes da tarefa (Endsley, 1995a) e, por outro,
que os métodos usados na sua avaliação recorrem, sobretudo, à sua testagem contra a resposta de peritos
(através de prévia análise cognitiva de tarefas). Já num segundo estudo, exploratório e no qual se eliciou o
conhecimento de peritos num conjunto de situações táticas simples, verificou-se que os mesmos tendem a ra dicar a organização da informação acerca dos objetivos e comportamentos táticos, recursos individuais e/ou
coletivos e indicadores de atenção, no conhecimento estratégico que desenvolveram acerca do jogo de futebol.
Por ser pioneira em termos concetuais, de método e de contexto de realização (os trabalhos foram realizados em contexto de empresa/clube), esta tese oferece uma boa oportunidade de reflexão acerca dos
temas que aborda e ensaia algumas sugestões práticas de otimização do recrutamento, avaliação do
desempenho e treino de jogadores de futebol.
Nowadays, and particularly when compared to non-experts, the science of expertise unanimously admits
that underlying experts’ superior performance is their efficiency to discriminate and process relevant
information within their realm of expertise. Notwithstanding, some deep philosophical, theoretical and
epistemological divisions, which are present both on Human Factors and Cognitive Engineering and Sport
Psychology scientific literature, arise when the nature of such differences is questioned.
By reviewing the different theories, the initial goal of this thesis was to circumscribe the conceptual space
of “situation awareness”. Then, and as long as a dialectical relationship between this former construct
and individual perceptive and cognitive structure is assumed, it was argued that it can serve the purpose
of finding a more unanimous and satisfactory response to superior perceptive and cognitive performance.
At the same time, the adequacy of its assessment methods was examined and cognitive task analysis
procedures (i.e., knowledge elicitation protocol) were tested in an applied setting.
Unlike the fundamental idea that defines situation awareness as a “competence” (cf. Smith & Hancock
1995), the results from the first study stress the prevalence of a definition of this construct as a “state of
knowledge” concerning the relevant operational elements of a task (Endsley, 1995). They also show that
the methods used in its assessment are mostly based in experts’ answers (collected through a previous
cognitive task analysis). In a second study, exploratory in its nature, experts’ knowledge for a set of simple
tactical situations was elicited and it was found that they tend to ground the assessment of tactical goals
and behaviors, individual and/or collective resources, and attentional clues in the knowledge of football
strategy that they have developed throughout their careers.
Considering that this was a pioneering effort in conceptual, methodological, and contextual (the scientific
work was conducted in a football club/enterprise) terms, this thesis provides a good opportunity to reflect
about expertise and situation awareness, with some practical suggestions being made in what concerns
the recruitment, performance assessment and tactical training of football players.
Este estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através de fundos nacionais, cofinanciados pelo FEDER através do programa COMPETE2020 (POCI-01-0145-FEDER-007653) e pela Futebol Clube do Porto – Futebol SAD; código da bolsa: SFRH/BDE/99090/2013