Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
Santos, Maria da Silva
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A capacidade para identificarmos palavras na cadeia acústica contínua da fala é uma das tarefas iniciais
com que nos deparamos quando aprendemos uma língua. Acredita-se que processos associados à
extração das regularidades estatísticas presentes nesse input, em particular a probabilidade de um
segmento se seguir a outro, são fundamentais à identificação de palavras. Contudo, evidência acerca de
como essa identificação é afetada pelas probabilidades transacionais (PT) dos estímulos do input e pelas
condições em que estes são apresentados é escassa. Neste trabalho, recorremos ao paradigma de
aprendizagem estatística (AE) apresentado sob condições implícitas e explícitas de aprendizagem para
testarmos diferenças comportamentais e neurais na discriminação de “palavras” vs. distratores numa
tarefa de escolha forçada entre duas alternativas (2-AFC). Nesta tarefa, oito “palavras”, quatro com PT
alta (1.0) e as restantes com PT baixa (.50), foram apresentadas na fase de familiarização de cada tarefa
e emparelhadas exaustivamente com oito distratores (PT = 0). Os resultados comportamentais e
eletrofisiológicos obtidos mostraram que, embora houvesse evidência comportamental de aprendizagem
estatística para os dois tipos de “palavras” nas duas condições de aprendizagem, efeitos do tipo de
“palavras” e das condições em que estas foram apresentadas verificaram-se apenas nos dados
eletrofisiológicos.
The ability to identify words in the continuous chain of speech is one of the first tasks we face when
learning a language. It is believed that processes associated with the extraction of statistical regularities
present in this input, in particular the probability of one segment following another, are fundamental to
word identification. However, evidence on how this identification is affected by the transactional
probabilities (TP) of the input’s stimuli and the conditions under which these are presented is scarce. In
this study, we used the statistical learning (SL) paradigm presented under implicit and explicit learning
conditions to test behavioral and neural differences in the discrimination of “words” vs. distractors in a
two alternative forced choice task (2-AFC). In this task, eight “words”, four with high TP (1.0) and the
remainder with low TP (.50), were presented in the familiarization phase of each task and exhaustively
paired with eight distractors (PT = 0). The behavioral and electrophysiological data showed that, although
there was behavioral evidence of statistical learning for the two types of "words" in the two learning
conditions, effects of the type of “words” and the conditions in which they were presented were only
shown in the electrophysiological data.
Este estudo integra-se no projeto “Correlatos neurodesenvolvimentais dos mecanismos implícitosexplícitos
de aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: Evidência com
potenciais evocados cerebrais” (POCI-01-0145-FEDER-028212) financiado pela Fundação para a Ciência
e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e
co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020.