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Competências psicológicas em atletas de andebol: eficácia de um programa de intervenção

Competências psicológicas em atletas de andebol: eficácia de um programa de intervenção

Severo, Camila Garcia Silva

; Gomes, A. Rui
| Fontoura | 2021 | URI

Artigo de Jornal

O objetivo desse estudo é apresentar um programa de treinamento de competências psicológicas no âmbito desportivo. A amostra foi composta por 25 atletas masculinos, com idades entre 15 a 20 anos, provenientes de uma equipa júnior de andebol. Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção acerca das competências psicológicas dos atletas e acerca da eficácia da intervenção. Os resultados obtidos na fase de pré intervenção evidenciaram a necessidade de trabalhar as áreas da comunicação, da gestão de “stress” e controle de ansiedade e da preparação mental. A implementação do programa teve uma duração de 10 meses, utilizando uma estrutura de três fases: educação e formação sobre as competências psicológicas, treino e automatização das competências psicológicas e transferência das competências psicológicas para os contextos reais de treino e competição dos atletas. Os resultados apresentaram uma melhoria nas médias referentes aos comportamentos de comunicação dos atletas, assim como em todas as competências psicológicas trabalhadas. Além disso, houve uma diminuição nos níveis de “stress” que podem ter impactado positivamente a autoconfiança e a coesão da equipa. Apesar das dificuldades encontradas na implementação do programa, os resultados sugerem a eficácia do programa de competências psicológicas e a sua importância para o rendimento dos atletas e da equipa.
The aim of this study is to present a psychological skills training program in sports. The sample consisted of 25 male athletes, aged between 15 and 20 years, from a junior handball team. Pre- and post - intervention evaluations were carried out regarding athletes’ psychological skills and about the efficacy of the intervention program. The results of the pre-intervention evaluation indicated the need to work the areas of communication, stress management and anxiety control and mental preparation. The implementation of the program lasted 10 months using a three-phase structure: education about the psychological competences included in the intervention program, training and automation of the psychological competences, and transfer of the psychological competence to the real contexts of training and competition. The results showed an improvement in the averages regarding the athletes' communication behaviors and in the psychological skills included in the intervention program. On the other hand, there was a decrease in stress levels that may have impacted positively the athlete's self-confidence and team cohesion. Despite the difficulties encountered in the implementation of the intervention program, the results showed the effectiveness of the psychological skills program and its importance for the athletes and team performance.

Publicação

Ano de Publicação: 2021

Editora: Fontoura

Identificadores

ISSN: 1981-4313