Passar para o conteúdo principal

Ser estudante no ensino superior: Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho

Ser estudante no ensino superior: Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho

Almeida, Leandro S.

;

Castro, Rui Vieira de

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2016 | URI

Artigo Científico

Publicado em "Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do 1.º ano". ISBN 978-989-8525-45-1
Dando corpo a um conjunto de preocupações da comunidade académica e de estudos já realizados nos últimos anos em torno do ingresso, adaptação, sucesso e transição para o mercado de trabalho, a Reitoria da Universidade do Minho decidiu em 2015 criar o seu “Observatório dos Percursos dos Estudantes da UMinho” que, em linhas muito gerais, aqui se apresenta. No quadro das suas atribuições merece desde logo destaque a análise do perfil de estudantes que ingressam no 1º ano e aqueles, ditos não tradicionais, pelas maiores dificuldades antecipadas na sua adaptação ao ES. Neste sentido, mobilizando-se alguns académicos nacionais e de países próximos (Espanha e Brasil), avançou-se na organização do primeiro de uma sequência de Seminários a realizar no início de cada ano letivo e que em 2015 teve como tema “Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano”. Aproveita-se, então, para apresentar alguns dos trabalhos apresentados neste primeiro seminário, agora reunidos neste volume.

Publicação

Ano de Publicação: 2016

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)

Identificadores

ISBN: 978-989-8525-45-1