Passar para o conteúdo principal

Separados pelo contexto: qualidade de vida e perceções de fratrias em perigo

Separados pelo contexto: qualidade de vida e perceções de fratrias em perigo

Cunha, Maria Madalena Conde da

| 2014 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Recentemente tem vindo a assistir-se à generalização da prática de não separação dos irmãos
quando retirados do meio natural de vida; contudo, são ainda várias as fratrias em perigo que
são separadas. Apesar de diversos estudos fundamentarem os benefícios da não separação, não
são conhecidas investigações em Portugal que avaliem a qualidade de vida dos irmãos
separados. O presente estudo visa avaliar a qualidade de vida de fratrias separadas,
considerando o contexto de vida em que se encontram – natural ou institucional.
Simultaneamente, procura aferir a perspetiva dos irmãos acerca da separação. Recorreu-se, para
isso, a um design misto. Foram incluídas no estudo 25 crianças/jovens (8-18 anos). Os
resultados revelam que existem diferenças ao nível da qualidade de vida, em função do
contexto, apenas nas dimensões Estado de Humor Geral e Ambiente Escolar e Aprendizagem.
Irmãos acolhidos conjuntamente mencionaram que esta prática facilitou a adaptação e
permanência na instituição. Verificou-se ainda que a maioria dos participantes revelou não
concordar com a separação fraterna, apesar de considerarem que a relação com os irmãos se
manteve igual após a separação, devido à frequência de contactos. Apesar disso, não se
verificou uma associação entre a frequência de contactos e a qualidade de vida.
Recently we have been witnessing the widespread practice of not separating siblings when
taken from the natural environment; however, there are still several siblings in danger that are
separated. Although various studies substantiating the benefits of no separation, there are no
known investigations in Portugal that assess the quality of life of separated siblings. The present
study aims to evaluate the quality of life of separate siblings, considering the life context in
which they are - natural or institutional. Simultaneously seeks to gauge the perspective of the
siblings about the separation. We resorted to a mixed design to accomplish our objective. The
study included 25 children/young people (8-18 years). The results reveal that there are
differences in the quality of life, depending on the context, only in the dimensions General State
of Humor and School Environment and Learning. Siblings hosted jointly mentioned that this
practice facilitated the adaptation and stay in the institution. It was also found that most
participants do not agree with fraternal separation, although they consider that the relationship
with the siblings remained the same after the separation, due to the frequency of contacts.
Nevertheless, we could not confirm an association between the frequency of contact and the
quality of life.

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Identificadores

ISSN: 201164418