Avaliação do Seminário de Gestão Pessoal de Carreira: reacções dos clientes ao processo terapêutico
Artigo Científico
As preocupações actuais dos clientes e da sociedade com a qualidade das intervenções têm vindo a acompanhar as dos investigadores ao longo dos anos (e.g., Lalande, Hiebert, Magnusson, Bezanson, & Borgen, 2006; Luzzo, 2000; Whiston & Sexton, 1998). Da investigação relativa à intervenção vocacional realizada até ao momento em Portugal, evidencia-se a necessidade de avaliação centrada no processo de ajuda para melhor se compreender determinados resultados (e.g., Faria, 2008; Königstedt, 2007). O sistema de reacções à consulta psicológica tem sido considerado uma dimensão-chave do processo de interacção entre psicólogo e cliente, e constitui, paralelamente às reacções dos profissionais, um mediador do impacto das intervenções (Spokane, 1991, 2004). Com este estudo pretende-se avaliar a qualidade da relação entre psicólogo e cliente através do sistema de reacções dos clientes de Hill (Client Reactions System, Hill, Spiegel & Tichenor, 1988), junto de um total de 70 clientes da intervenção vocacional (47 mulheres e 23 homens), com idades entre os 19 e os 42 anos (Midade=25,17; DPidade=4,59), a frequentar o Seminário de Gestão Pessoal de Carreira para estudantes de graduação (GPC-A, N=36), e o Seminário de Gestão Pessoal de Carreira para bolseiros de investigação (GPC-B, N=34).A análise de resultados nos dois grupos sugere um aumento das reacções positivas com relevância estatística, e uma diminuição das reacções negativas à relação de ajuda.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/36433/2007