Passar para o conteúdo principal

O e-Portefólio num contexto de Educação e Formação de Adultos. Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o desenvolvimento da literacia informática

O e-Portefólio num contexto de Educação e Formação de Adultos. Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o desenvolvimento da literacia informática

Dias, Carla Manuela Navio

| 2012 | URI

Tese

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
Esta investigação surge a partir dos trabalhos desenvolvidos na Escola Secundária Padre
Benjamim Salgado (ESPBS) relativos à construção de e-portefólios utilizando a plataforma Elgg (open
source). Rentabilizando o conhecimento adquirido sobre o assunto desenvolvemos um projecto de
divulgação desta plataforma no contexto dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível
Secundário (CEFA-NS) existentes na ESPBS, para a construção do portefólio reflexivo de aprendizagem
(PRA), utilizado no reconhecimento e validação de competências. A problemática foi definida ao nível
do contributo da construção de e-portefólios, enquanto tecnologia e estratégia de ensino-aprendizagem
e avaliação, na elaboração do PRA.
Utilizando uma metodologia de investigação-acção, privilegiando como método o estudo de caso,
divulgámos e incentivámos a utilização da plataforma Elgg, a partir do desenvolvimento de uma acção
de formação contínua de professores a um grupo de formadores CEFA-NS, orientando a construção de
materiais pedagógicos adequados ao contexto e definindo com estes as estratégias de divulgação da
plataforma aos formandos. Na dinamização desta formação foram consideradas as experiências
prévias desenvolvidas no terreno e, no final, promoveu-se um encontro de partilha e reflexão com os
participantes. Neste estudo, utilizámos como técnicas de recolha de informações a observação
participante, o inquérito (por questionário e entrevistas) e documentos. Recorremos à realização de
entrevistas semi-dirigidas e consulta de portefólios, no levantamento das experiências desenvolvidas no
contexto CEFA-NS na ESPBS. Aplicámos um questionário, para percebermos o nível de envolvimento
dos participantes com as Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito da acção de
formação, além da observação participante, considerámos como documentos para análise: os
materiais pedagógicos produzidos pelos formadores, o conteúdo dos fóruns de discussão, a reflexão
crítica individual, a ficha de avaliação da acção (questionário) e os registos de utilização da plataforma
Elgg pelos utilizadores. Considerámos, ainda, o registo em vídeo da sessão conjunta dinamizada com todos os participantes e a aplicação de uma questão aberta a um formando e a uma formadora. Como
técnicas de análise de dados recorremos à análise de conteúdo, para o tratamento das entrevistas e
dos documentos, e à análise estatística, no tratamento dos questionários, com recurso ao programa
computacional Predictive Analytics SoftWare (PASW).
Os resultados revelam a existência prévia de alguns constrangimentos ao nível da organização
dos CEFA-NS na ESPBS, a quase inexistência de práticas reflexivas por parte dos formandos e, ainda, a
débil autonomia destes na proposta de actividades de acordo com as suas experiências de vida. Com a
divulgação da plataforma foram observáveis dificuldades ao nível da língua inglesa, por a plataforma se
apresentar neste idioma; das destrezas tecnológicas, no manuseamento de algumas das
funcionalidades da Elgg; e na motivação dos formandos para a utilização da Elgg, devido à gestão do
tempo para a exploração da plataforma nas sessões de formação e à duplicação do trabalho, por
existir, ainda, a obrigatoriedade da construção do PRA em suporte papel.
Observámos que a construção de e-portefólios no contexto CEFA-NS na ESPBS ainda não é
efectiva sendo que a utilização da Elgg permitiu um primeiro contacto com uma plataforma de eportefólios.
Consideramos que a utilização da Elgg trouxe uma melhoria das competências digitais dos
participantes, que através do contacto assíduo com a plataforma desenvolveram destrezas ao nível das
ferramentas disponibilizadas na Web 2.0 agregadas na Elgg, melhorando os níveis de literacia e
comunicação. Ao nível da construção do PRA contribuiu para desenvolver uma aprendizagem mais
autêntica incluindo diferentes tempos e espaços, permitindo a integração de diferentes materiais e
ferramentas, tais como: texto, figuras, gráficos, áudio e vídeo, facilitando a consulta e edição,
permitindo ao seu autor uma construção e avaliação permanente, e favorecendo a interacção entre
pares.
O e-portefólio constituiu-se, assim, num instrumento que favorece a autonomia e a autoavaliação
com vantagens no desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais,
fundamentais à intervenção activa na sociedade da informação.
This research arises from the works developed in the Padre Benjamim Salgado Secondary School
(ESPBS) regarding the framing of e-portfolios using the Elgg platform (open source). Maximizing the
knowledge gained on the subject, we developed a project for the dissemination of this platform within
the context of the Adult Education and Training Courses at a Secondary Level (CEFA-NS) taught at
ESPBS, used for the construction of the reflective learning portfolio (PRA) employed in the recognition
and validation of competences. The problematic was defined in terms of the contribution of the
construction of e-portfolios as a technology and a teaching/learning and evaluation strategy for the
development of PRA.
Using a research/action methodology and with the case-study as method, we divulged and
motivated the use of the Elgg platform in the development of a continuous teachers training course
taught to a group of CEFA-NS teachers, directing the elaboration of teaching materials adequate to the
context and using them to define the platform dissemination strategies among the trainees. Previous
experiences developed in the field were taken into account while fostering this formation and in the end
a meeting was organized with all participants to share and discuss. In this study we used as information
gathering techniques the participant observation, the survey (questionnaire and interviews) and
documents. In order to collect the experiences developed in the CEFA-NS context at ESPBS, we
conducted semi-directed interviews and turned to the portfolios. We applied a questionnaire in order to
understand the participants‘ level of involvement with Information and Communication Technologies.
Within the scope of the training course, besides the participant observation, we utilized as analysis
documents: the teaching materials produced by the trainers, the contents of the discussion forums, the
individual critical reflection, the action evaluation form (questionnaire), and the participants‘ Elgg
platform usage logs. We also took into account the video record of the joint session with all participants,
as well as the answers to an open question posed to a trainee and a trainer. Our data analysis
techniques were the content analysis in what concerns the scrutiny of the interviews and documents, and a statistical analysis using the Predictive Analytics SoftWare (PASW) when examining the
questionnaires,
Results reveal the prior existence of some constraints in the organization of CEFA-NS at ESPBS,
the virtual absence of reflective practices by trainees, and also their feeble autonomy in proposing
activities according to their life experiences. When using the platform, some difficulties with the English
language were observable, since the entire platform is written in that language; as well as with
technological dexterities when handling some of the features of Elgg; and also a lack of trainees‘
motivation to use Elgg due to time management difficulties when exploring the platform in training
sessions, and having to work double due to the compulsory configuration of the PRA in hard copy
format.
We observed that the framing of e-portfolios in the CEFA-NS context at ESPBS is still not effective
and that the use of Elgg enabled a first contact with an e-portfolio platform. We believe that using Elgg
has improved the digital competences of the participants, who developed skills to use the tools available
for Web 2.0 that are clustered in Elgg, improving their levels of literacy and communication. The
construction of the PRA contributed to the development of a more authentic learning, including different
times and spaces, enabling the integration of different materials and tools such as: text, figures, graphs,
audio and video, facilitating the consultation and editing, allowing its author to permanently build and
evaluate and encouraging peer interaction.
The e-portfolio has, therefore, become an instrument that favours autonomy and self-evaluation
with advantages in the development of cognitive and behavioural competences, fundamental to an
active involvement in information society.

Publicação

Ano de Publicação: 2012

Identificadores

ISBN: 101294778