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Processos cognitivos, motivacionais e afectivos associados ao sucesso e à excelência no desporto e na universidade: Estudo com estudantes-atletas universitários

Processos cognitivos, motivacionais e afectivos associados ao sucesso e à excelência no desporto e na universidade: Estudo com estudantes-atletas universitários

Amaral, Maria Manuela da Silva Dias

| 2016 | URI

Tese

A preocupação crescente com o desempenho e o sucesso pessoal e profissional
tem constituído um forte impulsionador da investigação em torno da excelência humana. O
objectivo deste projecto consiste em melhorar o conhecimento sobre o papel dos factores
cognitivos, motivacionais e das características de personalidade, no sucesso e excelência,
simultaneamente, em dois contextos de realização relevantes para a percepção de competência
pessoal: desportivo e académico. Pela sua natureza avaliativa e “cultura” competitiva que os
caracteriza, ambos os contextos colocam exigências e desafios acrescidos aos estudantes-atletas.
Este trabalho visa, assim, contribuir de forma relevante para o estudo da excelência “dual” em
ambos os contextos. No primeiro estudo, de natureza quantitativa – características e competências
psicológicas de estudantes-atletas universitários nacionais – recorreu-se a uma amostra de 254
estudantes-atletas universitários, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 18 e 37.
Os participantes representam um total de 15 modalidades (individuais e colectivas), inscritos em
aproximadamente 90 cursos, num total de 25 Universidades ou Institutos de Ensino Superior.
Recorrendo à aplicação de um protocolo de avaliação psicológica, que incluía medidas de domínio
geral e medidas específicas do domínio de realização, foram avaliadas as competências e
características psicológicas para o desporto e para a universidade. No segundo estudo, de natureza
qualitativa – percursos, percepções e necessidades dos estudantes-atletas universitários com
rendimentos e desempenhos superiores – participaram 9 estudantes-atletas de excelência em
ambos os domínios, representantes de modalidades individuais e colectivas e de diferentes cursos
do ensino superior. Recorrendo a uma entrevista semi-estruturada e à análise do conteúdo foram
explorados os percursos de excelência, a gestão das exigências de uma vida dual e a possibilidade
de transferência de competências entre os dois domínios de realização. Em sintonia com a
literatura existente, a integração dos resultados obtidos nos dois estudos demonstrou a
importância de factores internos, ou pessoais, e externos, ou contextuais, no desenvolvimento da
excelência em diferentes domínios de realização. Além disso, os resultados obtidos permitiram
explorar a possibilidade da transferência de competências psicológicas entre os dois domínios de
realização em estudantes-atletas universitários. Com base nos resultados obtidos é apresentado
um conjunto de implicações práticas, de considerações e de sugestões para futuras investigações.
The growing concern with both personal and professional performance and success has
been a driving force behind the research in human excellence. The aim of this investigation is to
increase knowledge on the role of motivational, affective and cognitive factors, as well as personality
characteristics in the success and excellence in two different, but competence-relevant
achievement domains: sports and academia. For the evaluative nature and competitive culture that
characterizes them, both domains place requirements and increased challenges to studentathletes.
This work therefore aims to contribute significantly to the study of dual excellence in both
domains. At the first study, a quantitative approach - characterization of national college studentathletes
- we used a sample of 254 student-athletes of both sexes, aged between 18 and 37.
Participants represent a total of 15 sports (individual and collective) enrolled in approximately 90
different college courses from a total of 25 universities or higher education institutions. It was
applied a psychological evaluation protocol that included both specific and general domain
measures. In the second study, using a qualitative approach - trajectory, perceptions and needs of
student-athletes with higher proficiency - participated 9 student-athletes with high performance in
both domains, from collective and individual sports and diverse higher education courses. Using a
semi- structured interview and content analysis, the different pathways towards excellence, the
requirements of managing a dual career, and the possibility of skills transfer between the two
domains were explored. In congruence with the existing literature, the integration of results
obtained in both studies demonstrated the importance of internal, or personal, and external, or
contextual, factors in the development of excellence in different domains. Also, the results led to
an exploration of the possibility of transfer of psychological skills between the two achievement
domains in college student-athletes. Based on the results a set of practical implications,
considerations and suggestions for future research is presented.
Este estudo foi realizado no Centro de Investigação em Psicologia (UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, e foi financeiramente suportado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145-FEDER-007653).

Publicação

Ano de Publicação: 2016

Identificadores

ISBN: 101394160