Excelência em contextos de realização : na busca da convergência de factores cognitivos, motivacionais e de personalidade
Araújo, Liliana S.
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Educação)
O interesse pelos desempenhos criativos e excepcionais desde sempre alimentou a
curiosidade científica dos investigadores das mais diversas áreas do conhecimento, tendo sido
renovado pelo movimento da Psicologia Positiva e pela ênfase nas potencialidades e forças do
indivíduo. Deste modo, vários investigadores se têm dedicado ao estudo da identificação precoce
dos excelentes, do desenvolvimento e aquisição da expertise, das características pessoais e do
papel dos mediadores contextuais, procurando explicar o processo de desenvolvimento e
manifestação da excelência. O estudo da excelência é, assim, caracterizado pela complexidade
associada ao próprio conceito, e pela diversidade de abordagens teóricas e metodológicas ao
seu estudo. Em contexto nacional, a investigação neste domínio é ainda bastante incipiente.
Partindo desta conjuntura, nesta tese desenvolvemos um estudo de caso com adultos com
desempenhos de excelência, procurando conhecer e compreender os seus percursos e
características psicológicas. Na parte teórica deste trabalho centramo-nos sobre “o estado da
arte” na investigação psicológica em torno da excelência, descrevendo os principais contributos
teóricos ao seu estudo, e analisando os pontos comuns e divergentes nas diferentes concepções
de desempenho excepcional. Particularizamos ainda o estudo da excelência aos contextos de
realização, sumariando os principais dados da literatura na caracterização de cientistas e
bailarinos excepcionais. Assim, conduzimos um estudo de caso múltiplo, recorrendo à entrevista
como principal instrumento de recolha de dados. Os participantes deste estudo são 4 bailarinos
e 6 cientistas identificados por um painel de experts pelos seus manifestos desempenhos de
excelência nas respectivas áreas. Face aos objectivos compreensivos do estudo e à ausência de
instrumentos adaptados a este tipo de grupo, desenvolvemos um guião de entrevista onde
exploramos as principais dimensões associadas ao desenvolvimento da excelência, procurando
que fosse suficientemente flexível para se adaptar aos diferentes contextos profissionais. As
entrevistas foram analisadas a partir de um protocolo de análise de conteúdo qualitativa,
assistidos pelo programa computorizado MAXQDA. Os dados recolhidos vão ao encontro dos
dados da literatura neste domínio, sendo que os vários modelos teóricos explicativos contribuem
para a integração e compreensão das dimensões contextuais e pessoais presentes nos
percursos dos excelentes. Salientam-se determinadas características da personalidade, a
necessidade de treino intensivo e prática deliberada, a importância de experiências óptimas e
pessoas significativas, e a presença de um conjunto de competências e estratégias fundamentais
no processo de desenvolvimento e manifestação do desempenho superior. A este nível, emerge
uma dimensão emocional, que reúne estratégias de coping e regulação emocional, a intensidade
emocional e as emoções experienciadas e associadas ao desempenho; e uma dimensão
relacionada com o comprometimento com a tarefa, nomeadamente o envolvimento intensivo, a
definição e luta por objectivos, e um conjunto de estratégias e competências associadas à
eficácia e sucesso do desempenho. Os dados revelam ainda a variabilidade individual no
desenvolvimento de um percurso de excelência e a singularidade associada aos desempenhos.
Finalizamos com uma reflexão global em torno dos resultados, assinalando algumas limitações
decorrentes do estudo e apontando os principais contributos à investigação na excelência
The study of exceptional scientists, artists or athletes has always incited the curiosity
and interest of researchers from different disciplines, renewed by the advent of Positive
Psychology and its emphasis on human strengths and potential. Many researchers are focusing
on early identification of exceptional individuals, expertise acquisition, personal features and the
role of contextual factors, aspiring to explain which factors influence the excellence development
process. Therefore, the study of excellence is characterized by the complexity associated to the
concept, along with the theoretical and methodological diversity. In the national context, research
in this topic is still scarce. Taking this scenario into account, this thesis developed a case study in
adults who display excellent performance, seeking to understand their paths and psychological
characteristics. In the theoretical part of this work, we focus on the "state of the art” of the
psychological research on excellence, the main theoretical contributions to the study of
excellence are described and the commonalities and divergences from different conceptions of
exceptional performance are pointed out. Subsequently, data from the literature review on the
description of exceptional scientists and dancers presented is synthesized. Using a case study
approach, four dancers and four scientists were consensually identified by experts in each
domain, and nominated for displaying excellent performance. Given the objectives of the
comprehensive study and the lack of tools adapted to this type of group, we developed an
interview guide as our main instrument to collect data. In this interview guide, key dimensions
associated with the development of excellence are addressed in a flexible structure in order to be
adapted to different professional contexts. A qualitative content analysis protocol was constructed
to support data analysis, assisted by computerized program MAXQDA. Our data confirms the
principal factors involved in the acquisition and maintenance of superior performance pointed out
by theoretical models and research on superior performance, expertise, and giftedness. Results
stressed personality traits, intensive training and deliberate practice, the importance of optimal
experiences and significant others, and a set of psychological skills and strategies in the
development and demonstration of superior performance. There also emerges an emotional
dimension, which comprises coping strategies and emotional regulation, emotional intensity and
emotions experienced with respect to the performance, and a task commitment dimension,
including the intensive involvement, goal setting, and a set of strategies and skills associated with
effective and successful performance. The data also demonstrates the individual variability in the
development of a path of excellence and uniqueness associated with the performance. Finally,
some reflections on this study are presented, some limitations are pointed out, and the main
contributions to research on excellence are discussed
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