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Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão

Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão

Santos, Sandra Cristina da Silva

| 2018 | URI

Tese

Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
Avaliar leitura e compreender como mudam, ao longo do tempo, as relações entre a
compreensão da leitura, a compreensão da linguagem oral e a descodificação, é um tema que,
apesar da vasta investigação que tem sido produzida nas últimas décadas, se mantém atual no
panorama nacional. A importância da leitura para o desenvolvimento integral dos indivíduos nos
mais variados contextos e ao longo da vida, chama a atenção para duas questões: (i) a necessidade
de se avaliar a leitura, e as competências a ela associadas, desde o início da escolaridade, de
forma a monitorizar a evolução dos alunos e intervir atempadamente para colmatar as dificuldades
encontradas ou promover as competências de leitura; (ii) a pertinência de se explorar de que modo
o desempenho na compreensão da leitura está associado ao desempenho em outras
competências fundamentais, como a compreensão da linguagem oral, a leitura de palavras e a
fluência de leitura de textos.
Estas questões orientaram esta investigação que procurou atingir os seguintes objetivos:
(a) a construção de dois testes de avaliação da compreensão de textos na modalidade de leitura,
um com recurso a textos narrativos (TCTML-n) e outro com recurso a textos informativos (TCTMLi),
cada um com três versões equalizadas, para alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade; (b) a
validação de cada uma das versões equalizadas do TCTML-n e do TCTML-i; (c) a construção de
dois testes de avaliação da compreensão de textos na modalidade oral, um com recurso a textos
narrativos (TCTMO-n) e outro com recurso a textos informativos (TCTMO-i), cada um com quatro
versões equalizadas, destinadas a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade; (d) a validação de
cada uma das versões equalizadas do TCTMO-n e do TCTMO-i; e (e) a análise da inter-relação
entre a compreensão de textos na modalidade de leitura e na modalidade oral, a leitura de palavras
e a fluência de leitura de textos junto de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Cada um dos
objetivos deu lugar à organização de um capítulo.
No primeiro capítulo descreve-se o processo de construção dos dois testes de
compreensão de textos na modalidade de leitura. Foi adotado um design de grupos não
equivalentes com itens de ancoragem e os dados foram analisados com recurso ao modelo Rasch,
o que permitiu o desenvolvimento de três versões equalizadas de cada teste com adequados
coeficientes de fidelidade, independência local dos itens e unidimensionalidade. No segundo capítulo apresentam-se os dados de dois estudos de validade das versões
equalizadas do TCTML-n e do TCTML-i. Através da análise fatorial confirmatória, comprovou-se a
unidimensionalidade dos testes. No estudo da validade referenciada a critério foram encontradas
correlações estatisticamente significativas entre as versões do TCTML-n e do TCTML-i e as medidas
externas de compreensão da leitura, fluência de leitura, vocabulário e memória de trabalho.
No terceiro capítulo descreve-se o desenvolvimento dos testes de compreensão de textos
na modalidade oral. A análise de dados, realizada no quadro do modelo Rasch, possibilitou o
desenvolvimento de quatro versões equalizadas de cada teste, com adequados coeficientes de
fidelidade, independência local dos itens e unidimensionalidade.
No capítulo quatro apresentam-se os dados do estudo de validade das versões equalizadas
do TCTMO-n e do TCTMO-i. Testou-se a validade de constructo com recurso à análise fatorial
confirmatória, a qual comprovou a unidimensionalidade dos testes. No estudo da validade
referenciada a critério, foram encontradas correlações estatisticamente significativas das versões
do TCTMO-n e do TCTMO-i com critérios externos de avaliação da leitura (compreensão de textos
lidos e ouvidos, fluência de leitura, vocabulário e memória de trabalho).
No último capítulo analisa-se a relação desenvolvimental entre a compreensão de textos
na modalidade de leitura, a compreensão de textos na modalidade oral, a fluência de leitura de
textos e a descodificação do 2.º ao 4.º ano do Ensino Básico. Foi adotado um longitudinal crosslagged
design. Os resultados obtidos permitiram verificar que: (i) a fluência de leitura tem um
papel mais preponderante do que a leitura de palavras na explicação do desempenho em
compreensão da leitura; (ii) a leitura de palavras e a fluência de leitura de textos assumem uma
relação bidirecional mas apenas nos anos iniciais de escolaridade, à semelhança do que se verifica
na relação entre a fluência de leitura de textos e a compreensão da leitura; (iii) existe uma relação
recíproca entre a compreensão de textos na modalidade de leitura e a compreensão de textos na
modalidade oral em todos os anos de escolaridade.
Por fim, na conclusão, são apresentadas algumas considerações relativamente à
construção dos testes e à relação entre as variáveis implicadas no desempenho em leitura que
foram objeto de análise. São, ainda, discutidos os resultados atingidos e é feita uma reflexão acerca
das limitações encontradas, das linhas de investigação futura e do impacto dos estudos realizados
nesta tese.
Assessing reading performance and understanding how relations between reading
comprehension, listening comprehension and decoding evolve, is a subject which, despite the
wealth of research in reading that has been produced in the last decades, has remained highly
relevant. The influence of reading on the performance of the individual in his various settings and
throughout his life, draws attention to two questions: (i) the need to assess reading, and the skills
associated to it, from the beginning of schooling, in order to monitor the evolution of students and
intervene in a timely fashion to tackle the difficulties met or to promote better reading skills; (ii) the
relevance of exploring in which way the performance in reading comprehension is associated to
the performance in other fundamental skills, such as listening comprehension, word reading and
oral reading fluency.
These questions guided this research that sought to achieve the following goals: (a) the
construction of two reading comprehension tests, one with narrative texts (TRC-n) and another with
expository texts (TRC-e), each with three versions for elementary school students from second to
fourth grade; (b) the validation of each form of the TRC; (c) the construction of two listening
comprehension tests, one with narrative texts (TLC-n) and another with expository texts (TLC-e),
each with four versions for elementary school students from first to fourth grade; (d) the validation
of each form of the TLC; and (e) the analysis of the relationships between reading and listening
comprehension, word reading, and oral reading fluency from second to fourth grade of elementary
school. Each of these goals gave way to the structuring of a chapter.
The first chapter details the construction of the two reading comprehension tests (TRC-n
and TRC-e). The tests were constructed according to a nonequivalent groups with anchor test
design and data were analysed using the Rasch model. Each test form presented adequate
psychometric qualities, including unidimensionality, local independence and reliability.
In the second chapter, two studies were conducted to collect validity evidence for the
vertically scaled forms of the TRC-n and TRC-e. In Study 1, confirmatory factor analyses provided
evidence of an acceptable fit for the one-factor solution for all test forms. In Study 2, aimed to
collect criterion-related validity, the scores obtained in each of the test forms were significantly correlated with the ones obtained in other reading comprehension measures and with the results
obtained in oral reading fluency, vocabulary and working memory tests.
The third chapter focuses on the investigation aimed to develop and collect psychometric
data for two tests assessing listening comprehension, the TLC-n and the TLC-e. The data were
analysed using the Rasch model, enabling the development of four vertically scaled forms for each
test. The results provided support for the assumptions of unidimensionality and local independence
of the items. The reliability coefficients were adequate for all test forms.
Chapter 4 aimed to gather validity evidence for the TLC-n and TLC-e. Construct validity of
the TLC-n and TLC-e was tested through confirmatory factor analyses that provided evidence of an
acceptable fit for the one-factor solution, for all forms. In the criterion-related validity study of the
tests, statistically significant correlations between the test forms and the external criteria measures
– reading comprehension, listening comprehension, oral reading fluency, vocabulary, and working
memory – were obtained.
Chapter 5 examines the developmental relationships among reading comprehension,
listening comprehension, word reading and oral reading fluency, using a longitudinal cross-lagged
design. The analysis of the results suggests that: (i) oral reading fluency has a stronger role than
word reading in explaining reading comprehension performance; (ii) word reading and oral reading
fluency have a bidirectional relationship but only in the initial years of schooling, similarly to what
is observed in the relationship between oral reading fluency and reading comprehension; (iii) there
is a reciprocal relationship between reading and listening comprehension in every grade.
Finally, some considerations regarding tests’ construction and the relationship between
the variables involved in reading comprehension performance are discussed. Additionally, main
conclusions from this investigation are drawn and a reflection is made about its limitations, future
research paths and social impact of the studies conducted in this investigation.
Esta investigação foi realizada no Centro de Investigação em Psicologia (PSI/01662), Universidade
do Minho, e foi financeiramente suportada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiada
pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01- 0145-
FEDER-007653) e do Programa Europeu COMPETE – Programa Operacional Factores de
Competitividade no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (FCOMP-01-0124-
FEDER-010733). Foi, ainda, suportada pela FCT através de uma bolsa de Doutoramento com
referência SFRH/BD/94763/2013, financiada por fundos nacionais do Ministério da Educação e
Ciência e pelo Fundo Social Europeu através do POCH – Programa Operacional Capital Humano

Publicação

Ano de Publicação: 2018

Identificadores

ISBN: 101424906