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Transição e adaptação dos novos públicos ao Ensino Superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade do Minho

Transição e adaptação dos novos públicos ao Ensino Superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade do Minho

Gonçalves, Paula Fernanda Dourado

| 2014 | URI

Tese

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação)
A presente tese tem como objetivo compreender o processo de transição e adaptação dos
novos públicos ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos M23 que frequentam a
Universidade do Minho. Na base deste estudo, destacamos a importância da aprendizagem ao
longo da vida e a igualdade de oportunidades no acesso à educação e à formação, fazendo assim
emergir da legislação portuguesa o decreto lei nº. 64 de 21 de Março de 2006 (MCES, 2006) que
promulga o acesso dos maiores de 23 anos ao Ensino Superior. Nesta perspetiva incentiva-se que
as instituições do Ensino Superior desenvolvam mecanismos que proporcionam a criação de
condições para darem resposta aos novos públicos. Falamos dos alunos que entram no Ensino
Superior não na sequência da conclusão do ensino secundário, pois podem não o terem concluído,
mas que são mais velhos, por vezes com família constituída e com uma atividade profissional.
Importa pois, por um lado, conhecer as suas expetativas e vivências académicas, sendo certo que
a existência de um desfasamento entre as suas características e aspirações e as exigências e as
práticas instituídas nas universidades pode levar ao seu abandono e insucesso escolar. Por outro
lado, pretende ainda descrever-se, nesta tese, como estes alunos enfrentam as tarefas de
aprendizagem. Recorremos para o efeito a uma amostra de 82 estudantes, e pelo facto de
pretendemos abarcar um estudo longitudinal, optamos pelo recurso a um tipo de metodologia
mista, podendo assim integrar e articular os dados obtidos através das pontuações em
questionários com o discurso dos alunos em entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos
permitiram constatar que apesar das dificuldades relativas à adaptação e vivências académicas, a
motivação intrínseca destes alunos pode contribuir favoravelmente para a sua permanência e
persistência no curso e nas próprias atividades de estudo. Da mesma forma entende-se que este
regime específico de acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos é sentido, por estes
estudantes, como uma oportunidade efetiva de retomarem um percurso escolar interrompido, de
forma a rentabilizarem experiências e conhecimentos adquiridos na vida e na profissão e
adquirirem novas competências e grau académico que satisfaça necessidades de realização
pessoal ou exigências da sua atividade e carreira profissional.
The aim of the present dissertation is to comprehend the process of transition and
adaptation of non-traditional students to Higher Education, more specifically, students enrolled at
University of Minho who are 23 years and older. On the grounds of this study we highlight the
importance of lifelong learning, and the equality of opportunities when accessing education and
training; here, we stress the decree-law number 64, dated March 21st 2006, of the Portuguese
legislation (MCES, 2006), which promulgates the access of individuals who are 23 years and
older to Higher Education. According to this standpoint, Higher Education institutions are
encouraged to develop mechanisms to allow the creation of conditions that can answer the needs
of non-traditional students. We refer to students who enter Higher Education not as result of high
school completion - in fact, they may not have graduated from high school at all - but who are
older and, in some cases, having a family already and being active in the job market. Therefore, it
is important to know their academic expectations and experience; certainly, the existence of an
imbalance between these students' characteristics and aspirations, and the demands and practice
of universities may lead to dropout and academic failure. On the other hand, it is also important to
describe in this dissertation how such students tackle learning tasks. To do so, we used a sample
of 82 students; since we intended to carry out a longitudinal study, we opted to use a mixed
method design, which allowed us to integrate and articulate the data obtained from students'
scores on questionnaires with their testimony, attained using a semi-structured interview. The
resulting data allowed us to observe that, despite the difficulties related to adapting and living the
academic experience, these students' intrinsic motivation can contribute positively to their
continuance and persistence in completing a degree course, as well as in performing academic
activities. Similarly, this specific regime of access to higher education designed for individuals
who are 23 and older is perceived, by these students, as a real opportunity of restarting an
interrupted academic trajectory, of taking full advantage of experiences and knowledge acquired
in life and job, and of developing new skills and an academic degree that satisfy a desire of
personal accomplishment or career progression.

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Identificadores

ISBN: 101359268