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Gestão pessoal da carreira : estudo de um modelo de intervenção psicológica com bolseiros de investigação

Gestão pessoal da carreira : estudo de um modelo de intervenção psicológica com bolseiros de investigação

Pinto, Joana Carneiro

| 2010 | URI

Tese

Tese de doutoramento em Psicologia (ramo de conhecimento em Psicologia Vocacional)
A gestão pessoal da carreira é um processo contínuo e regular, no qual a exploração
vocacional, a definição de objectivos, o delineamento e a implementação de planos de acção, e a
monitorização e obtenção de feedback se constituem como tarefas-chave para a resolução de
problemas e a tomada de decisões relativas à carreira (Pinto & Taveira, 2010; Taveira, 2009).
Tendo em consideração o conjunto de transformações que têm vindo a registar-se no mundo
político, económico, e social, e as suas repercussões nas teorias e conceitos de carreira, os
modelos de gestão pessoal da carreira tornaram-se indispensáveis no apoio ao desenvolvimento
de trajectórias pessoais e profissionais saudáveis. Por conseguinte, o presente trabalho visa
apresentar e discutir os resultados da avaliação do programa “Seminário de Gestão Pessoal da
Carreira”, na sua versão B, - um modelo de intervenção psicológica especializado, implementado
no Serviço de Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, junto de estudantes
de doutoramento e de bolseiros de investigação científica (GPC-B; Taveira, Araújo, Loureiro,
Silva, Faria, & Carneiro Pinto, 2009). Este programa é constituído por sete sessões de
intervenção na carreira, com periodicidade semanal, e visa contribuir para o aumento do autoconhecimento,
do conhecimento das oportunidades educativas, formativas, e profissionais, em
domínios de actividade preferidos, bem como, da capacidade de planeamento e decisão pessoal,
através do desenvolvimento e manutenção de uma visão positiva sobre a carreira. Neste sentido,
foram realizados três estudos empíricos com carácter quasi-experimental, nos quais participaram
um total de 103 indivíduos, de ambos os sexos (71, 68.9% mulheres; 32, 31.1% homens), com
idades compreendidas entre os 22 e os 49 anos (M=29.27; DP=5.97), e que se encontravam a
desenvolver os seus projectos de doutoramento/investigação na Universidade do Minho, nos
anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009. Foi privilegiada a utilização tanto do design de
investigação intra-sujeitos, como inter-sujeitos, com recurso a medidas repetidas de avaliação,
através da aplicação de um pré-teste e de um pós-teste e, em alguns casos, de um follow-up. A
avaliação das expectativas dos participantes face à intervenção foi realizada através do
questionário de auto-relato “A minha inscrição no Seminário Gestão Pessoal da Carreira versão
B: motivações e receios” (Taveira et al., 2007). A avaliação das reacções cognitivo-motivacionais
ao processo de intervenção baseou-se na aplicação da Grelha para a Avaliação das Sessões
(Client Reaction System, CRS, Hill, Spiegel, & Tichenor, 1988; GAS, adapt. por Taveira, Oliveira, & Gomes, 2004). Por sua vez, a avaliação dos resultados de intervenção recorreu às medidas de
auto-relato Escala de Exploração Vocacional (Career Exploration Survey, CES, Stumpf, Colarelli, &
Hartman, 1983; EEV, adapt. por Taveira, 1997) e Inventário de Preocupações de Carreira (Adult
Career Concerns Inventory, ACCI, Super, Thompson, & Lindeman, 1988; IPC, adapt. por Duarte,
1997), destinadas a avaliar o processo de exploração vocacional, e o tipo de preocupações de
carreira dos participantes, respectivamente. Os resultados obtidos no que concerne a avaliação
das expectativas dos participantes sugerem que estes percepcionam o processo de gestão
pessoal da carreira de forma análoga ao processo de orientação vocacional tradicional, e
apresentam preocupações sobretudo relacionadas com a necessidade de adquirirem estratégias
e conhecimentos, que lhes permitam desenvolver uma percepção mais completa e integrada
acerca de si próprios, no que concerne as suas aptidões, interesses, e competências, bem
como, avaliar, definir e desenvolver objectivos e metas, e respectivos planos de acção, tendo em
vista a sua concretização. Os resultados relativos à avaliação das reacções ao processo de
intervenção indicam que, na generalidade, os participantes avaliam de forma positiva o modelo
de intervenção psicológica levado a cabo, tanto numa fase inicial, como numa fase mais
avançada do processo. Das diversas reacções registadas, foram as reacções de tonalidade
positiva, especificamente, a compreensão, o apoio, o auto-conceito, a clareza, e a educação, que
predominaram ao longo de toda a intervenção. Por sua vez, os resultados obtidos nos diversos
estudos evidenciam, de um modo geral, que o Seminário GPC-B é particularmente eficaz a
trabalhar as dimensões cognitivas, afectivas e comportamentais associadas ao processo de
exploração vocacional dos participantes, assim como, a produzir algumas variações no que
concerne o tipo de preocupações de carreira dos bolseiros entre os diversos momentos de
avaliação, apesar de estas últimas carecerem, na sua generalidade, de significado do ponto de
vista estatístico. Discutem-se criticamente estes resultados, à luz dos modelos teóricos, e da
investigação empírica, no âmbito da gestão pessoal da carreira, e da avaliação de programas de
intervenção de cariz vocacional, sendo salientadas as limitações de carácter metodológico que
lhes estão subjacentes. São retiradas implicações para o desenvolvimento deste modelo de
intervenção psicológica, em particular, e para o desenho, implementação, e avaliação de futuras
intervenções/investigações no contexto da gestão pessoal da carreira, em geral.
Career self-management refers to a regular and continuous process, in which career
exploration, goal setting, design and implementation of action plans, and monitoring and
feedback obtaining are considered key-tasks to solve problems and make decisions regarding
career (Pinto & Taveira, 2010; Taveira, 2009). Given the set of revolutions that have come to
register on a political, economic, and social level, and their impact on the career theories and
concepts, career self-management models have become vital in supporting the development of
healthy personal and professional trajectories. Therefore, this paper aims to present and discuss
the evaluation results of the “Career Self-Management Seminar”, in its version B – a specialized
psychological intervention model, implemented in the Psychology Service of the School of
Psychology, in the University of Minho, to PhD students and research grant holders (CSMS-B;
Taveira, Araújo, Loureiro, Silva, Faria, & Carneiro Pinto, 2009). This program consists of seven
weekly educational sessions on career, and aims to contribute to increased self-knowledge,
knowledge of educational, training, and professional opportunities, in preferred areas of activity,
as well as, the ability of planning and personal decision, by developing and maintaining a positive
outlook about career. Three empirical and quasi-experimental studies were developed, in which
participated a total of 103 individuals of both sexes (71, 68.9% female, 32, 31.1% men), aged
between 22 and 49 years old (M=29.27, SD=5.97), and who were developing their
research/doctoral projects at the University of Minho, in the academic years 2007/2008 and
2008/2009. It was used both the intra-subject and inter-subject research design, using repeated
measures of evaluation, through the application of a pretest and a posttest, and in some cases, a
follow-up. The assessment of participants’ expectations towards the intervention was carried out
through a self-report questionnaire “My enrollment in the Career Self-Management Seminar
Version B: motivations and concerns” (Taveira et al., 2007). The evaluation of the cognitivemotivational
reactions to the intervention process was based on the application of the Client
Reaction System, (CRS, Hill, Spiegel, & Tichenor, 1988; GAS, adapt. by Taveira, Oliveira, Gomes
&, 2004). In turn, the evaluation of the intervention outcomes resorted to the self-report
measures Career Exploration Survey (CES, Stumpf, Colarelli, & Hartman, 1983; EEV, adapt. by
Taveira, 1997) and Adult Career Concerns Inventory (ACCI, Super, Thompson, & Lindeman,
1988; IPC, adapt. for Duarte, 1997), designed to evaluate the career exploration process, and the type of career concerns of participants, respectively. Results regarding the evaluation of
participants’ expectations suggest that they perceive the career self-management process
analogously to the traditional vocational guidance process (orientation), and present concerns
mainly related to the need to acquire strategies and skills (education) to enable them to develop a
more comprehensive and integrated perception about themselves, regarding their skills,
interests, and skills (self-knowledge), as well as, assess, define and develop objectives and
targets and related action plans toward its implementation (planning). Results regarding the
evaluation of the intervention process indicate that, overall, participants evaluate positively the
psychological intervention model carried out, both initially as in a more advanced stage of the
process. The reactions reported had a positive tone, specifically, understanding, support, selfconcept,
clarity, and education, and prevailed throughout the intervention. Results from several
studies also show, that, in general, the CSMS-B is particularly effective in working the cognitive,
affective and behavioral factors associated to the career exploration process, as well as,
producing some variations regarding the type of career concerns of the research grant holders,
among the several evaluation moments, although the latter lacking, in general, statistical
significance. These results are critically discussed concerning the theoretical models and
empirical research in the context of the career self-management, and the evaluation of career
intervention programs, and their methodological limitations are highlighted. Implications are
drawn for the development of this psychological intervention model, in particular, and for the
design, implementation, and evaluation of future interventions/evaluations in the context of the
career self-management, in general.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Publicação

Ano de Publicação: 2010