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Intervenções de carreira no ensino superior : estudo da eficácia de um seminário de gestão pessoal de carreira

Intervenções de carreira no ensino superior : estudo da eficácia de um seminário de gestão pessoal de carreira

Loureiro, Nazaré

| 2013 | URI

Tese

Tese de doutoramento em Psicologia (área de conhecimento em Psicologia Vocacional)
As alterações, constantes e rápidas, verificadas atualmente no mundo socioeducativo e
laboral, criaram uma crise ao nível dos padrões orientadores das pessoas, ao mesmo tempo que
um desafio para os profissionais da psicologia vocacional (Savickas, 2008). Estas mudanças
evidenciam a importância do desenvolvimento, nos cidadãos, de “competências de gestão da
sua própria educação e emprego” (Organization for Economic Co-operation and Development –
OECD, 2005, p. 8), de modo a os tornar cada vez mais proficientes para lidar com os novos
desafios. A resposta a este repto pode fundamentar-se nos conhecimentos da Psicologia
Vocacional sobre a eficácia das intervenções de carreira, destinadas a favorecer aquelas
competências de gestão em sujeitos com diversos níveis de qualificação académica e
profissional (e.g., Brown & Lent, 2005; Guichard & Huteau, 2001; Pinto, 2010; Young & Chen,
1999). Estudos de meta-análise realizados até ao momento (e.g., Brown & Krane, 2000; Oliver &
Spokane, 1988; Spokane, 2004; Whiston, Brecheisen, & Stephens, 2003) demonstram que os
seminários de desenvolvimento vocacional estão entre as modalidades de intervenção vocacional
mais eficazes, que recebem melhor aceitação da parte dos estudantes universitários, e com
efeitos de magnitude mais satisfatória nessa população (e.g., Johnson, Smither, & Holland,
1981; Luzzo, 2000; Reese & Miller, 2006). Para além disso, o facto de implicar uma intervenção
em grupo, cria condições para o aumento da eficiência na intervenção (Spokane, 2004).
Esta linha de estudo tem fundamentado a definição de boas práticas neste âmbito e é
recomendada por diversos autores (e.g., Spokane, 2004; Whiston, 2000; Oliver & Spokane,
1988). Torna-se, assim, importante continuar a avaliar as intervenções, embora não só através
dos dados dos seus resultados como também através dos dados do processo da intervenção,
conjugando, deste modo, na análise, estas duas componentes, dos resultados e do processo.
Além disso, e no que respeita o Ensino Superior, tendo em conta que diversas das intervenções
avaliadas foram objeto de estudos únicos, baseados em parâmetros pré-determinados pelo
serviço onde decorreram (Whiston, 2000), em muitos casos sem uma explícita fundamentação
teórica e com limitações metodológicas (Luzzo, James, & Luna, 1996), entende-se que será
importante desenvolver novos estudos para obviar tais problemas. O presente estudo visa contribuir para esta finalidade e para a realização de novos
estudos da eficácia das intervenções de carreira no contexto nacional, praticamente inexistente,sobretudo junto da população universitária graduada, e em relação à qual existe forte
preocupação social relacionada com a problemática do emprego.
Assim, em primeiro lugar, enquadra-se o Ensino Superior atual, os seus alunos e as novas
necessidades com que os cidadãos se deparam no contexto de trabalho. Posteriormente, revê-se
criticamente alguns estudos sobre a intervenção vocacional, em especial, no que respeita à
avaliação da sua eficácia. Privilegia-se a revisão dos estudos da intervenção vocacional
preventiva no Ensino Superior, sobretudo, dos seminários de desenvolvimento da carreira, dada
a validade clínica demonstrada desta tipologia de intervenção naquele contexto de ensino (e.g.,
Luzzo, 2000; Miller & Brown, 2005).
Em segundo lugar, avalia-se a eficácia do Seminário Gestão Pessoal da Carreira – versão
A (Taveira et al., 2006), destinado a favorecer, de um modo geral, a adaptabilidade na carreira
de estudantes de graduação, nas suas dimensões de preocupação, controlo, curiosidade e
confiança (Savickas, 2005). Toma-se, para o efeito, uma amostra de estudantes de três
estabelecimentos do Ensino Superior da zona norte do país (Universidade do Minho, Instituto
Politécnico do Cávado e do Ave, e Instituto Superior de Saúde do Alto Ave). A amostra é
tripartida, em função dos estudos realizados (N=560; 428 e 198), relativos aos instrumentos e aos resultados. A eficácia é avaliada junto dos participantes na intervenção, por comparação
com um grupo de referência, em três momentos distintos no tempo. A avaliação é realizada com
recurso a três instrumentos de avaliação formal, o Career Exploration Survey ou a Escala de
Exploração Vocacional, adaptada por Taveira, em 1997, o Career Development Inventory, na
versão portuguesa para investigação de Ferreira Marques e Caeiro (1979, 1981, 1982) e o My
Vocational Situation ou A Minha Situação Vocacional, adaptada por Silva, em 1997. A avaliação
estende-se, igualmente, ao processo de intervenção (N=213), através do recurso ao Client
Reaction System ou Sistema de Reações do Cliente, de Hill, Helms, Spiegel, e Tichenor (1988,
adaptado por Taveira, Oliveira, & Gomes, 2004). Potencia-se este estudo com a análise
qualitativa de dados de uma estratégia mais informal de avaliação como o Comentário Pessoal
do Seminário.
A análise dos resultados globais obtidos permite concluir pela eficácia da intervenção
desenhada. Efetivamente, a generalidade dos participantes apresenta melhores resultados no momento pós-teste, por comparação com o momento pré-teste e por comparação com um
grupo de referência, não sujeito à mesma condição experimental. Estes valores são relevantes
na maioria das escalas quando analisamos a evolução do grupo experimental ao longo do tempo. Ou seja, regista-se uma melhoria ao nível das crenças de exploração vocacional, ao nível
do processo e das reações, bem como ao nível do planeamento, da tomada de decisão, do
conhecimento sobre a carreira e o mundo do trabalho, da identidade vocacional e uma
diminuição da perceção de barreiras. A análise deste grupo, por comparação com o grupo de
controlo, permite concluir que é o primeiro quem apresenta melhores resultados, aspeto que nos
permite atribuir este facto à intervenção, com algum grau de confiança. Ademais, estes valores
tendem a manter-se no tempo, embora com uma evolução menos acentuada, tal como nos
inspiram os valores encontrados no estudo com três momentos no tempo, com um momento de
avaliação cerca de oito meses após a intervenção, em média.
Ao nível do estudo do processo de intervenção, analisou-se as reações ao processo.
Complementarmente, analisou-se os comentários finais. Destes dados, verifica-se que as
reações com tonalidade positiva são mais frequentemente assinaladas que as reações de
tonalidade negativa, ao longo dos três módulos. Assim, são mais assinaladas as reações como a compreensão, o autoconceito, a clareza, a educação e o apoio. No que concerne os comentários
finais do seminário, efetivamente, a aquisição de conhecimentos e o autoconhecimento são os
aspetos que os participantes mais referem.
Estes resultados vão no sentido do cumprimento dos objetivos gerais e específicos do
Seminário de Gestão Pessoal de Carreira – versão A. Estes resultados reforçam e motivam à
continuidade da intervenção psicológica desenhada para prevenir problemas vocacionais em
grupos específicos de universitários.
Constant and fast changes in educational and labor spheres created a crisis in terms of
people’s life-guiding patterns, as well as a challenge for professionals in vocational psychology
(Savickas, 2008). These changes highlight the importance of developing, in citizens, selfmanagement
skills related to “their own education and employment” (Organization for Economic
Co-operation and Development – OECD, 2005, p. 8), in order to make them more proficient in
dealing with new situations. The answer to this challenge may be based on the Vocational
Psychology knowledge about effectiveness of career interventions, designed to promote career
self-management skills in people with different levels of academic and professional qualifications
(e.g., Brown & Lent, 2005; Guichard & Huteau, 2001; Pinto, 2010; Young & Chen, 1999). In
fact, some meta-analysis studies made this far, based on quantitative research on the topic (e.g.,
Brown & Krane, 2000; Oliver & Spokane, 1988; Spokane, 2004; Whiston, Brecheisen, &
Stephens, 2003), reveal that vocational development seminars are, among the various possible
methods of career intervention, the ones that receive greater acceptance by students and have a
more satisfactory magnitude effects in this population (e.g., Johnson, Smither, & Holland, 1981;
Luzzo, 2000; Reese & Miller, 2006). Furthermore, considering that it takes a group intervention,
it creates conditions for an increased efficiency (Spokane, 2004).
These studies have substantiated the definition of good practices in career intervention and
they are recommended by several authors (e.g., Spokane, 2004; Whiston, 2000; Oliver &
Spokane, 1988). Therefore, it is important to continue to evaluate career interventions, and not
only the whole final results, but also the process, in a combined analysis. Moreover, in higher
education, and considering that most of the interventions evaluated this far were generally single
studies, based on predetermined service parameters (Whiston, 2000), and in many cases
without an explicit theoretical framework and with methodological limitations (Luzzo, James, &
Luna, 1996), it means that it is extremely important to continue to develop new studies to
overcome such problems.
The present study aims to contribute for this purpose and to increase career interventions
effectiveness studies in national context, roughly nonexistent, especially among college
population, that is a population with strong social concern related to unemployment.
Therefore, firstly, we present a brief review on college education and new needs that
citizens face in the workplace. After that, we critically review some of the main studies on career intervention, particularly regarding preventive career interventions with college students,
especially seminars, as it is a valid type of intervention with this population (e.g., Luzzo, 2000;
Miller & Brown, 2005).
Secondly, we evaluate the effectiveness of the Career Self-Management Seminar – version
A (Taveira et al., 2006), intended to, basically, promote adaptability in graduation college
students in relation to theirs career concern, control, curiosity and confidence (Savickas, 2005).
For this purpose, we consider a group of students from three higher education institutions on the
north of Portugal, the Universidade do Minho (University of Minho), the Instituto Politécnico do
Cávado e do Ave (Polytechnic Institute of Cávado and Ave) and the Instituto Superior de Saúde do
Alto Ave (Institute of Health of the High Ave). Participants were analysed in a tripartite way,
according to the three different sub-studies (N = 560, 428 and 198) related to instruments and
results. Participants were assessed before and after the intervention and results were compared
to a reference group, in three different evaluation moments in time. Assessment was conducted using three formal instruments, the Career Exploration Survey, adapted by Taveira, in 1997, the
Career Development Inventory, in the Portuguese version for investigation by Ferreira Marques
and Caeiro 1979, 1981, 1982, and My Vocational Situation, adapted by Silva, in 1997.
Assessment extends also to the intervention process during the seminar (N=213), using the
Clients Reaction System (Hill, Helms, Spiegel, & Tichenor 1988, adapted by Taveira, Oliveira and
Gomes, in 2004). This analyses was also combined with another qualitative analyses made from
data related to an informal strategy, the Seminar’s personal final comment.
Global results support the effectiveness of the career intervention. In fact, the majority of
participants have better results in the post-test assessment comparing to the pre-test, and
comparing to a control group. These results are significant in almost every scale when we
analyse the evolution of the experimental group results. That is, this group has better vocational
exploration beliefs, better results related to the exploration process and reactions, as well as better results related to planning, decision-making, knowledge, vocational identity and a decrease
of career barriers perception. This group results, comparing to the control group results, allows
us to conclude that experimental group as better results and allows us also to conclude that
probably this is due to the career intervention. Besides, as the follow-up study shows, these
values tend to hold up over time, although with a less pronounced evolution.
The process study was conducted using the results related to the reactions. We analysed
also data from the final comment. Results from Clients Reaction System reveal that positive reactions are more frequently pointed out than negative reactions, all over the three moments in
time. The most frequently marked reactions are understood, better self-understanding, clear,
educated and supported. Participants pointed out in the final comment that the seminar was
useful as it allowed to access to new information and to a greater self-knowledge.
These results were expected and it means that the main and specific seminar goals were
fulfilled. These results reinforce and motivate the continuity of vocational intervention, especially
among groups with specific intervention needs.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISBN: 101295308