A influência da família na implementação das decisões de carreira
Vautero, Jaisso Rodrigues
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia Aplicada
O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da influência da família no processo
de implementação das decisões de carreira. Nesse sentido, o estudo foi organizado em dois estudos
teóricos e dois estudos empíricos. No primeiro estudo teórico, começou-se por rever e analisar
criticamente as contribuições teóricas e empíricas para procurar demonstrar como a família pode
influenciar a etapa de implementação das decisões de carreira e propor um esquema conceptual de
compreensão desse processo. Começa-se por localizar a implementação, no processo decisional, e rever
algumas dos principais fatores envolvidos. De seguida, analisam-se os fatores contextuais do processo
de implementação das decisões. A implementação da decisão representa a execução de uma escolha e
o ingresso num novo contexto de carreira. Com base nesta ideia, discute-se especificamente a influência
da família, e as diversas maneiras pelas quais pode atuar. Conclui-se que a família pode influenciar a
implementação de decisões de carreira através de fatores proximais e distais. Por último, aborda-se a
avaliação da qualidade da implementação, destacando uma proposta que a considera em termos de
sucesso e satisfação. O próximo estudo teórico revisou trabalhos semelhantes sobre o tema. A seleção
de estudos utilizou estratégias derivadas de revisões sistemáticas e a análise baseou-se em revisões
narrativas, procurando-se dessa forma, fornecer um conhecimento amplo sobre o fenómeno com
fiabilidade nos estudos incluídos. Os resultados confirmam a divisão proposta por estudos anteriores
entre fatores processuais e estruturais da influência familiar. Os primeiros foram mais estudados em
relação ao processo decisional, sua qualidade e estabilidade, e os segundos, foram mais estudados em
relação à influência sobre o conteúdo das decisões. A atuação de alguns fatores teve mais destaque,
como o apoio, apego, educação parental e estatuto socioeconómico.
Inspirado no modelo conceptual que organizou a influência familiar em instâncias e nas
descobertas dos principais elementos da influência familiar identificado no estudo de revisão, o primeiro
estudo empírico realizou uma análise das relações que se estabelecem entre os fatores familiares. O
objetivo foi cumprido através de um modelo hipotético constituída de duas partes articuladas, influência
familiar distal e proximal. O elemento distal traduz o contexto, mais ligado à cultura onde a família está
imersa e seus componentes sociodemográficos. O elemento proximal é representado por valores e
crenças familiares, expectativas, apoio familiar a nível de informações e apoio financeiro. O estudo
envolveu 248 estudantes de uma universidade do sul do Brasil, 184 (74,2%) eram mulheres, as idades
variaram de 18 a 41 anos (M=23.47, DP= 4.42). A principal técnica de análise de dados utilizada foi os Modelos de Equações Estruturais. Os resultados sustentaram a hipótese subjacente de que a influência
familiar se organiza desde aspetos mais distais em direção a aspetos muito próximos ao processo de
tomada de decisão de carreira. Entre os fatores distais considerados destaca-se a influência da
educação. Os quatro fatores proximais, apesar de comporem cada um deles uma dimensão
independente, parecem guardarem alguma relação entre si. Apenas os fatores vinculados ao apoio
informacional e financeiro se associam ao componente distal. O modelo apresentado integra um
processo muito mais amplo no que diz respeito à influência da família na implementação das decisões
de carreira. Por essa razão, o próximo estudo empírico, apresentado no Capítulo IV avaliou
especificamente o processo de implementação através da avaliação do desempenho e da satisfação no
âmbito em que se implementam as decisões de carreira. O objetivo foi atingido através de dois modelos
hipotéticos baseados na Teoria Social Cognitiva de Carreira. O primeiro integra os fatores familiares a
uma adaptação do modelo de bem-estar dessa teoria, o segundo interessa-se por explorar o efeito da
família sobre as experiências de satisfação e desempenho. O estudo envolveu 323 estudantes de uma
universidade do sul do Brasil, 225 (69.7%) eram mulheres, as idades variaram de 18 a 42 anos (M =
23,86, DP = 4,77). A principal técnica de análise de dados utilizada foi os Modelos de Equações
Estruturais. Os resultados sustentaram o pressuposto geral de que a influência familiar tem efeito sobre
o processo de implementação das decisões de carreira. Entre os fatores familiares identificou-se que o
apoio familiar contribui no processo de implementação, sobretudo nas experiências de satisfação no
domínio. Alguns fatores familiares como as expectativas podem dar uma contribuição negativa ao
processo. Os elementos mais distais, como valores e crenças, podem ter uma atuação ambígua, mas
seu efeito pode ser atenuado por fatores mais próximos ao processo de implementação, como o apoio.
O estudo como um todo pode concluir que a influência familiar na implementação das decisões
de carreiras de universitários pode ser organizada em instâncias, partindo de uma influência próxima à
implementação que se alarga para contextos mais distais. Com base nessa organização e nas ideias da
Teoria Social Cognitiva e Carreira foi possível propor três modelos conceptuais. Identificou-se que o
estudo possui implicações para a prática de aconselhamento diretamente com estudantes universitários,
ou mesmo candidatos à universidade e seus pais. Possui também implicações do ponto de vista
institucional, em assuntos como abandono e permanência na universidade. Existem também limitações,
como as questões geográficas, socioculturais e de género, a partir do que se indica que os modelos
sejam observados em ambientes diversos com o intuito de refinar a aprofundar os resultados.
The present study aims to contribute to the body of knowledge about family influence in the
career choice implementation process. The study was organized in two theoretical studies and two
empirical studies. In the first theoretical study, we started by reviewing and critically analyzing the
theoretical and empirical contributions to try to demonstrate how the family can influence the career
choice implementation process and propose a conceptual schema to understand this process. It stars
by locating implementation in the career decision-making process and reviewing some of the main
theoretical contributions on the subject. Next, contextual factors involved in the career decision-making
process are analyzed. The implementation represents the execution of a choice and the entry into a new
career context. Based on such idea, are discussed the influence of the family, and several ways family
can act. It is concluded that the family can influence the implementation of career decisions through
proximal and distal factors. Finally, the evaluation of the quality of implementation is discussed,
highlighting a proposal that considers it in terms of success and satisfaction. The next theoretical study
was reviewed similar studies on the topic. The selection of studies used strategies derived from
systematic reviews and the analysis was based on narrative reviews, aiming to provide a comprehensive
knowledge about the phenomenon with reliability in the included studies. The results confirm the division
proposed by previous works between procedural and structural factors of familial influence. The former
is mostly presented in relation to the decision process, their quality and stability, and the latter is mostly
presented in relation to the influence on the content of decisions. The actuation of some factors was
more prominent, such as support, attachment, parental education and socioeconomic status.
Inspired by the conceptual model previously described that organizes the family influence in
instances and in the main elements of family influence identified in the review study, the first empirical
study carried out an analysis of the relations that are established between familiar factors. The objective
was fulfilled through a hypothetical model consisting of two articulated parts, distal and proximal family
influence. The distal element translates the context, more linked to the culture where the family is
immersed and its sociodemographic components. The proximal element is represented by family values
and beliefs, expectations, informational and financial support. The study involved 248 students from a
university located in the south of Brazil, 184 (65.8%) were women, ages ranging from 18 to 42 years (M
= 23.47, SD = 4.42). The data analysis method used were Structural Equation Models. The results
underpinned the subjacent hypothesis that family influence is organized from more distal aspects toward aspects very close to the career decision making process. Among the included distal factors, the influence
of education is highlighted. The four proximal factors, although they each represent an independent
dimension, seem to have some relation to each other. Only the factors related to informational and
financial support were associated with the distal component. The presented model integrates a much
broader process regarding the influence of the family in the implementation of the career decisions. For
this reason, the next empirical study evaluated the implementation process through the evaluation of
performance and satisfaction in the domain where career decisions are implemented. The aim was
fulfilled through testing two hypothetical models based on the Social Cognitive Career Theory. The first
integrates familial factors to an adaptation of the wellbeing model of this theory, the second is interested
in exploring the effect of the family on the experience of satisfaction and performance. The study involved
323 students from a university in the south of Brazil, 225 (69.7%) were women, ages ranged from 18 to
42 years (M = 23.86, SD = 4.77). The main data analysis method was Structural Equation Models. The
results supported the general hypothesis that family influence has an effect on the process of
implementing career decisions. Among the family factors, it was identified that the family support
contributes in the implementation process, especially in the experience of satisfaction in the domain.
Some familiar factors such as expectations can make a negative contribution to the process. The more
distal elements, such as values and beliefs, may have an ambiguous actuation but their negatives effects
can be attenuated by familiar factors closer to the process, such as support.
The study as a whole can conclude that family influence on career choices implementations
processes can be organized in instances, starting from proximal influences, close to the implementation
and extends to more distal contexts. Based on this organization and the ideas of the Social Cognitive
Career Theory, it was possible to propose three conceptual models. This thesis has implications for the
practice of counseling with college students, or even university candidates, and their parents. It also has
implications from the institutional point of view, in subjects such as dropout and permanence. There are
also limitations, such as geographic, sociocultural and gender issues, therefore, it is indicated apply the
model in different environments in order to extend and refine its results.
Este estudo foi realizado em parte no Centro de Investigação em Psicologia
(UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, o qual é financeiramente suportado pela Fundação
para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de
fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal
2020 (POCI-01- 0145-FEDER-007653).