Tempo de ensino, tempo de empenhamento e resultados académicos
Cerqueira, Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia
(especialidade de Psicologia da Educação)
O tempo em sala de aula constitui um constructo multidimensional e de difícil
operacionalização. O impacto do tempo na estruturação das relações entre professores e
alunos, e até na organização de uma parcela importante das trajetórias de vida de alunos
e professores (a escolarização tende a ser cada vez mais longa e a ocupar cada vez mais
horas diárias), não é de todo despicienda.
A relação dos diversos aspetos do tempo em sala de aula com os resultados
académicos dos alunos não é completamente clara e alguns autores consideram-na
mesmo espúria. Outros porém consideram-na da maior importância e salientam o facto
de o tempo poder ser medido numa métrica clara e comparável entre estudos bem como
a relativa facilidade de manipulação de certos aspectos do tempo. O mesmo já não se
poderá dizer seguramente dos aspetos relativos à qualidade do tempo, uma vez que quer
a relevância da qualidade do tempo quer a dificuldade do seu registo parecem ser
consensualmente reconhecidos.
O tempo de ensino, para ser eficaz, implica um equilíbrio entre quantidade e
qualidade do tempo académico, sem que qualquer um destes aspectos se sobreponha
claramente ao outro. Desta relação e da forma como o professor conseguir gerir este
equilíbrio no tempo de que dispõe para ensinar, depende em larga medida a quantidade
e a qualidade de outros tempos em sala de aula, nomeadamente o tempo de
empenhamento dos alunos.
Neste estudo, pretendeu-se compreender a relação entre tempo de ensino, tempo
de empenhamento e os resultados académicos dos alunos (decorrentes da avaliação
interna (3º período) e da avaliação externa (Prova de Aferição)) nas disciplinas de
Português e de Matemática, em alunos do 6º ano de escolaridade. Foram observadas
seis turmas do 6º ano de escolaridade do ensino básico, com um total de 118 alunos, nas
disciplinas de Português e de Matemática (correspondendo portanto a 12 professores),
sendo o tempo total de observação de 2160 minutos. Para a recolha de dados do tempo
de ensino e do tempo de empenhamento (observado e estimado) foram construídos de
raiz diversos instrumentos de registo. Os resultados encontrados permitem constatar: (1) a existência de uma
associação significativa entre o tempo de empenhamento observado à disciplina de
Matemática e os resultados da avaliação externa e interna; (2) a Português, o tempo de
empenhamento observado não apresenta uma relação significativa com os resultados
académicos; (3) o tempo de empenhamento estimado a Matemática não prediz os
resultados académicos nem da avaliação interna nem externa; (4) o tempo de ensino não
se correlaciona com os resultados académicos dos alunos às duas disciplinas nem com o
tempo de empenhamento; (5) o tempo de ensino estimado constitui-se como o preditor
mais significativo da avaliação externa a Português.
Genericamente os resultados sugerem que o tempo de empenhamento constitui
um melhor preditor dos resultados académicos dos alunos do que o tempo de ensino e
que os tempos estimados parecem apresentar uma relação mais evidente com os
resultados académicos do que os tempos observados. As diversas facetas do tempo
poderão pois ter impactos significativamente diferentes nos resultados académicos, o
que não poderá deixar de ter implicações em termos teóricos e em termos práticos.
Classroom time is a multidimensional construct which oftentimes becomes
difficult to manage. The impact of time in relation to teachers and students, and even on
part of students’ and teachers’ lifelong goals is critical particularly as school hours
become longer and longer.
The relationship between different classroom time activities with students'
academic performance is not obvious and some authors even state that it is a spurious
concept. Others, however, perceive time as a worthy consideration or even a crucial
concept. It is believed that time can be measured in an obvious and comparable unit of
measure across studies. Additionally, the relative usefulness of most time features has
been emphasized by such believers. The same cannot be said about the quality of time,
since the relevance of the amount of time as well as the difficulties of its measurement
are widely recognized.
To be effective, teaching time requires a balance between the amount and the
quality of classroom time without any overlapping. The effective use of classroom time,
namely students’ engagement time, largely depends on the balance between the amount
of time and the quality of that time.
The main purpose of our study was to understand the relation between teaching
time, engagement time and academic performance in Language Arts and Mathematics.
A total of one-hundred and eighteen 6th graders from six classrooms students
participated in the study. In each classroom, both the Language Arts and the
Mathematics, teachers were also observed. The total time of observation was about
2160 minutes. Several instruments were specifically developed to register classroom
teaching time and classroom engagement time.
Results show that: (1) there is a significant association between observed
Mathematics engagement time and internal and external academic performance; (2);
there is no significant relation between observed Language Arts engagement time and
academic performance; (3) Mathematics engaged time does not predict the results of
neither external nor internal assessment; (4) teaching time does not relate to students’
performance in either subject nor does it relate to students’ engagement time (5) perceived teaching time is the most significant predictor of students’ external academic
performance.
Overall the results suggest that engagement time best predicts students' academic
performance than teaching time. Furthermore, perceived time strongly affects students’
academic performance more so than observed time. Therefore specific classroom time
features may have significantly different impact in academic performance which could
be of theoretical and practical relevance.