TLP - Teste de Leitura de Palavras: manual técnico
Viana, Fernanda Leopoldina
; Ribeiro, Iolanda;Vale, Ana Paula
;Chaves-Sousa, Séli
;Santos, Sandra Cristina Silva
; Cadime, Irene Maria DiasDiversos
O TLP permite avaliar a leitura de palavras e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico
O TLP é aplicado individualmente em formato digital. Inclui 4 versões (uma para cada ano de escolaridade), cada uma delas composta por 30 itens (palavras).
Critérios de seleção das palavras que integram o TLP:
Extensão: curtas/longas
Frequência (Escolex): frequentes/ pouco frequentes
Regularidade: regular/irregular/ regra contextual
Estruturas silábicas (cv.cv/ ccvc.cv.cv, etc.)
A tarefa da criança consiste na leitura das palavras que aparecem no ecrã do computador. Caberá ao avaliador registar no sistema a resposta da criança (sucesso ou insucesso).
O TLP estabelece pontos de corte para cada ano de escolaridade; tais pontos permitem determinar o nível de mestria da criança.
Este trabalho insere-se no âmbito do projeto “Investigação e avaliação de leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação de leitura” (PTDC/PSI-PED/098592/2008) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do POPH-QREN, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion