Lições aprendidas através do despiste de abuso a pessoas idosas num serviço de urgência
Capítulo de Livro
Artigo realizado com dados de uma tese de mestrado da primeira autora em psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Coimbra.
Os serviços de urgência podem ser um dos contextos decisivos para o despiste e encaminhamento de casos de maus tratos a pessoas idosas. Queremos explorar a capacidade de detecção de casos de abuso e negligência que algumas medidas de despiste apresentam quando aplicadas por profissionais de saúde em serviços de urgência. Utilizou-se o questionário de eliciação de abuso de Carney, Kahan e Paris (2003),
adaptado por Ferreira-Alves e Sousa (2005). Os resultados mostraram indicadores preocupantes e mostraram implicitamente as vantagens de em serviços de urgência se aplicarem medidas de despiste do abuso. Caberá agora continuar a estudar se se deverá usar por rotina o despiste de abuso a pessoas idosas em serviços de urgência, dada a dimensão do abuso aqui detectado. No que diz respeito à tipologia das situações de abuso, verificou-se uma maioria de indicadores de negligência (81.5%) e abuso emocional (75.4%). Relativamente ao abuso financeiro, verificou-se que 35.4% das pessoas idosas inquiridas referiu este tipo de indicadores, cabendo ao abuso físico a menor percentagem (7.7%).
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