Skip to main content

Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde

Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde

Carvalho, Sara

; Maia, Ângela
| 2009 | URI

Journal Article

O presente estudo surge na sequência da recente despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em Portugal. O seu objectivo foi caracterizar as representações de futuros profissionais de saúde acerca do bem-estar psicológico das mulheres que decidem por esta resolução reprodutiva.
Método: Foram incluídos neste estudo 133 estudantes de Medicina. A todos foi solicitado que preenchessem um questionário que avaliava a sua representação acerca do bem-estar psicológico das mulheres que interrompem uma gravidez através de duas escalas do Brief Symptom Inventory (BSI), de uma questão acerca dos sentimentos experienciados pelas mulheres que optam pela IVG e de duas questões acerca da satisfação destas mulheres com a sua vida e relação conjugal ou de namoro após a IVG.
Resultados: Os dados sugerem que os estudantes de Medicina percepcionam o período após a IVG como sendo, para a maioria das mulheres, caracterizado por psicossintomatologia significativa bem como sentimentos negativos e níveis
médio-baixos de satisfação com a vida e com a relação.
Conclusão: Os resultados deste trabalho sugerem a importância de estudar esta temática em Portugal e de fazer chegar os resultados aos profissionais de saúde que contactam ou possam vir a contactar com este novo grupo de utentes.

Publicação

Ano de Publicação: 2009

Identificadores

ISBN: 978-989-95509-1-9