Treino de competências de vida em jovens atletas: dados da eficácia de um programa de intervenção
Conference Paper
Este trabalho analisa a eficácia de um programa de treino de competências de vida destinado a ensinar estratégias de resolução de problemas (4 sessões) e de formulação de objectivos (4 sessões). Foram definidos dois grupos de participantes com médias de idades de 12 anos, divididos pelo grupo de intervenção (n=15) e de controle (n=30). Nas fases de pré e pós-intervenção avaliou-se a satisfação com a vida e o optimismo e na fase de pós-intervenção avaliou-se o desenvolvimento pessoal. Quatro aspectos devem ser realçados: i) inexistência de diferenças no grupo de intervenção nas medidas de optimismo e satisfação com a vida; ii) menor satisfação com a vida na fase de pós-intervenção no grupo controle; iii) inexistência de diferenças nas medidas de optimismo/pessimismo e satisfação com a vida entre os dois grupos; e iv) o grupo de intervenção evidenciou maiores níveis de desenvolvimento pessoal relativamente ao grupo controle. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.