Trajectórias de adaptação à carreira no ensino superior Angolano
Elias, Ana Paula
; Taveira, Maria do Céu;Pinto, Joana Carneiro
;Gonçalves, Manuela
;Faria, Susana
;Lent, Robert
Conference Paper
Lent (2004) apresenta um modelo sócio-cognitivo de bem-estar em situações normativas de vida que tem sido aplicado a ambientes escolares e profissionais (Lent & Brown, 2006). Este trabalho apresenta os resultados principais do teste ao modelo em contexto académico angolano. O estudo envolveu 256 estudantes universitários, de ambos os sexos (122 homens e 132 mulheres), com uma média de idades de 26,06 anos (DP=7,780), a frequentar os primeiros três anos de diferentes licenciaturas (1oano=161; 2oano=79; 3oano=16) na Universidade Privada Óscar Ribas e no Instituto Superior Público de Ciências de Educação, nas províncias de Luanda e Huíla, respectivamente. As medidas utilizadas permitiram a avaliação das seguintes variáveis: Sentimentos de Auto-eficácia Académica, Suporte Ambiental, Progresso Percebido em Objectivos Académicos, Ajustamento Académico Percebido, Disposição Afectiva, e Satisfação com a Vida em Geral, administradas no primeiro semestre lectivo de 2010/2011. O modelo testado e já experimentado em estudantes portugueses europeus (Lent, Taveira, Sheu, & Singley, 2009), apresenta um bom ajustamento aos dados de estudantes angolanos (CFI=0,978; RMSEA=0,090; א2(4)=12,2). O modelo ajustado explica 45% da variabilidade do bem – estar dos alunos e 13% da variabilidade da sua satisfação com a vida em geral. Todas as trajectórias são estatisticamente significativas (p<0.05).