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Stresse ocupacional em professores do ensino básico : um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais

Stresse ocupacional em professores do ensino básico : um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais

Correia, Tânia

; Gomes, António Rui;

Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta

| 2010 | URI

Journal Article

Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.

Publicação

Ano de Publicação: 2010

Editora: Associação Portuguesa de Psicologia