Adaptação a um evento stressante em jovens atletas de futebol federados
Gonçalves, Beatriz Martins
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Este estudo teve como objetivo perceber como é que os jovens atletas de alta competição se adaptam, lidam e reagem a uma situação específica de stress no desporto. Participaram 373 jovens atletas do sexo masculino a competir no campeonato nacional de futebol, com idades dos 14 aos 19 anos (M = 16.93; DP = 1.00). O protocolo de avaliação incluiu um Questionário Demográfico, Questionário de Stress na Competição Desportiva, Escala de Avaliação Cognitiva, Questionário de Perceção do Rendimento Desportivo e o Inventário de Confiança no Desporto. Os resultados indicaram que a maioria dos atletas apontam como principais fontes de stress a possibilidade de obterem um rendimento desportivo negativo ou abaixo do esperado e a possibilidade de cometerem erros. Foi também observado que a avaliação cognitiva mediou parcialmente a relação estabelecida entre os fatores de stress e a perceção de rendimento desportivo e mediou totalmente a relação entre os fatores de stress e a confiança. Em suma, torna-se importante ter em conta o papel dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress por parte dos jovens atletas, sugerindo a continuação de investigação futura relativamente a esta temática.
The aim of this study was to understand how young federate athletes, adapt, deal with, and react themselves to a specific stressful situation in sports. The target group was 373 youth male athletes, between 14 to 19 years of age (M = 16.93; DP = 1.00), who are competing in the national football championship. The evaluation protocol included a Demographic Questionnaire, the Questionnaire of Competitive Stressors in Sport, Cognitive Appraisal Scale, Sport Performance Perception Questionnaire and Sport Confidence Inventory. The results revealed that the majority of the athletes pointed out as main sources of stress, the possibility of obtaining a negative or lower than expected sports performance and the possibility of making mistakes. It was also revealed that the cognitive appraisal partially mediated the established relationship between the stress factors and sports performance perception and totally mediated the relationship between the stress factors and confidence. In conclusion, it is important to take into account the role of the cognitive appraisal processes in adaptation to stress by youth athletes, suggesting a further investigation in the future on this theme.