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Planeamento da carreira e desempenho académico na infância

Planeamento da carreira e desempenho académico na infância

Azevedo, Adriana Isabel Monteiro

| 2017 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
O desenvolvimento de carreira na infância estimula sentimentos de competência pessoal, que
habilitam as crianças a lidar com o futuro e a prever formas de modificar pontos fracos. As
atitudes de planeamento desenvolvem-se através da utilização dos recursos de exploração
disponíveis e de representações quanto à articulação entre a escola e o trabalho. Este estudo
destina-se a analisar a relação entre planeamento da carreira e dimensões de desempenho
académico em crianças. Participaram 446 alunos do 2º ciclo, de ambos os sexos (n= 231,
52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49), a frequentar
escolas públicas das zonas norte e centro do País. Utilizou-se um questionário de identificação
pessoal e a subescala de planeamento da Childhood Career Development Scale. Recorrendo a
testes de associação e a uma análise de agrupamentos, foram identificados dois perfis de
carreira distintos. O perfil vulnerável inclui os alunos com valores mais baixos de
planeamento, mais dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais e retenções
escolares. O perfil construtivo inclui os alunos com valores mais elevados de planeamento e
resultados positivos no desempenho e comportamento académicos. Os processos de carreira e
académicos são complementares e beneficiam de uma abordagem integrada.
Career development in childhood stimulates feelings of personal competence that enable
children to deal with the future and to anticipate ways of modifying weaknesses. Thus,
children develop planning skills, through the use of the available resources of exploitation and
representations as to the articulation between school and work. This study aims to analyze the
simultaneous relationship between career planning and academic performance dimensions in
order to identify career profiles. A total of 446 students of the 2nd cycle of elementary
education, of both sexes (231, 52.2% boys), aged 9 to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49)
attending schools in the northern and central areas of the country, participated in the study.
We used a Demographic Questionnaire and the Childhood Career Development Scale
planning subscale. Using two association tests and one cluster analysis, two different career
profiles were identified. The vulnerable profile includes students with lower career planning
and more learning difficulties, behavioral problems, and school retention. The constructive
profile includes students with higher planning and positive outcomes in academic
performance and behavior. Career and academic processes are complementary and benefit
from an integrated approach.

Publicação

Ano de Publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201719363