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Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento

Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento

Paulo, Rui M.

; Albuquerque, Pedro Barbas;

Bull, Ray

| Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | 2015 | DOI

Journal Article

Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação
das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao
longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências
relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias
utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área.
Knowing the different developmental stages is an essential skill for the forensic or police interviewer.
It is crucial to adapt the interview according to the witness developmental assessment. This article
describes the stages of human development throughout childhood and adolescence, with particular
emphasis on the development of memory and other skills involved in the interview process. The
appropriateness of several methodologies used for interviewing child witnesses is discussed, as well
as some fundamental guidelines for conducting a good interview. Lastly, the article focuses on the
Enhanced Cognitive Interview as a promising technique for interviewing children and adolescents. The aim of this study is not only to critically review the existing studies, but also to write a guide for professionals in this area

Publicação

Ano de Publicação: 2015

Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Identificadores

ISSN: 0102-7972