Processos cognitivos, emocionais e atencionais associados à percepção de ameaça na competição desportiva: a importância da ansiedade, interferência cognitiva e supressão de pensamentos
Cruz, José Fernando A.
;Alves, Luís A.
;Sofia, Rui M.
;Amaral, Manuela
;Valente, Joana
Conference Paper
In S.N. Jesus, J.L. Pais-Ribeiro, M. Resende, M.G. Heleno, G. Buela-Casal & J.M. Tobal (Eds), Atas do II Congresso Ibero-Americano / III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Faro: CIEO – University of Algarve.
As relações das emoções em geral, e da ansiedade em particular, com processos
cognitivos e atencionais associados ao desempenho, têm vindo a constituir um tema com
crescente interesse em vários contextos aplicados da psicologia (e.g., Eysenck & Derakshan,
2011). O presente estudo, realizado com jovens atletas de diferentes modalidades e escalões
competitivos de futebol (N=129), pretendeu analisar as relações entre a percepção de ameaça na
competição desportiva, a ansiedade do rendimento e os processos de interferência cognitiva e
supressão de pensamentos na competição desportiva. Foram utilizadas versões adaptadas do
"Tought Occurrence Questionnaire for Sport"; (Hatzigeorgiadis & Biddle, 2000, 2001) e do
"White Bear Supression Inventory" (Wegner & Zakatos, 1994) e medidas adicionais da
percepção de ameaça na competição desportiva (Cruz, 1996; Dias, Cruz, & Fonseca, 2009) e de
competências de concentração (Mahoney et al. 1987; Cruz, 1996). Os resultados obtidos
evidenciaram as relações positivas e significativas entre a percepção de ameaça e as diferentes
dimensões da ansiedade (preocupação, ansiedade somática e perturbação da concentração),
pensamentos de fuga e evitamento, pensamentos irrelevantes para a situação, preocupações
com o rendimento e supressão cognitiva de pensamentos durante a competição desportiva.
Paralelamente, maiores níveis de competências atencionais estavam significativamente
associados a menores níveis de percepção de ameaça. Estes dados sugerem assim a importância
do traço de ansiedade competitiva e dos processos de interferência e supressão cognitiva na
experiência e na percepção de ameaça em situações de competição. Algumas implicações
práticas para a intervenção psicológica em situações geradoras de stress e percepções de
ameaça na competição desportiva são discutidas e analisadas.