A implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: contributos para o estudo do papel dos professores e dos profissionais de orientação
Carvalho, Marisa
; Taveira, Maria do CéuConference Paper
Este estudo integra um projecto de doutoramento em Psicologia Vocacional sobre o tema do Papel dos Pais, Professores, Profissionais de Orientação e Alunos, no Desenvolvimento Vocacional de Jovens
A literatura evidencia a necessidade de um modelo que expresse a natureza dinâmica, complexa e interactiva das influências contextuais nas decisões de carreira. Factores como a família, a escola, os pares têm sido incorporados na investigação e prática vocacional (Blustein, 2004; Fouad, Katamneni, Smothers, Chen, Fitzpatrick & Terry, 2008; Fouad & Katamneni, 2008). Contudo, estudos sobre o papel dos professores e dos profissionais de orientação nas decisões de carreira são escassos. Este estudo procura, assim, contribuir para o aprofundamento da temática, na medida em que analisa as concepções dos professores e dos profissionais de orientação acerca do seu papel no desenvolvimento vocacional dos estudantes no Ensino Secundário. Foram investigadas as perspectivas de 46 professores e 23 profissionais de orientação, através de um questionário de resposta aberta (Pinto, 2000), e com recurso ao método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998). As respostas dos participantes puseram em evidência o papel dos professores através da sua acção no âmbito da disciplina que leccionam, da influência geral que exercem na interacção com os alunos, da promoção de oportunidades de exploração vocacional e da cooperação com outros intervenientes, e dos profissionais de orientação através da intervenção directa junto dos alunos, da intervenção indirecta, nomeadamente na cooperação com outros intervenientes, e na promoção de oportunidades de exploração vocacional. Retiram-se implicações para a prática e investigação na Psicologia Vocacional.