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Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Campira, Farissai P.

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Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

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Almeida, Leandro S.

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2014 | URI

Conference Paper

O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconceito social. Participaram no estudo 561 alunos com idades que variam entre 11 e 22 anos (M = 13.2; DP = 1.8), das escolas da rede pública. Destes alunos, 290 são do sexo masculino e 271 do sexo feminino, 266 do contexto urbano de família com nível sócio-económico elevado e 295 do contexto rural
tendencialmente de famílias desfavorecidas. Em relação à relação entre o autoconceito e o
rendimento escolar, os resultados apresentam tendencialmente fracas correlelações, sendo mais elevada a associação entre o rendimento académica e a dimensão auto-estima.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade do Minho

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)