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Impacto das variáveis sociofamiliares no desenvolvimento cognitivo da criança

Impacto das variáveis sociofamiliares no desenvolvimento cognitivo da criança

Alves, Ana Filipa

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Martins, Ana A.

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Brito, Lurdes

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Almeida, Leandro S.

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2014 | URI

Conference Paper

O presente estudo explora a variável meio (urbano vs rural) no desenvolvimento cognitivo das crianças. A investigação na área aponta que fatores sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, habilitações escolares da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural), assim como os contextos escolares, estão associados a diferenças nas habilidades cognitivas das crianças.
Nesta comunicação recorremos à aplicação da Escala de Competências Cognitivas (ECCOs4/10) a uma amostra de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas públicas e privadas, do meio rural e urbano. Esta aplicação da escala procurou analisar as reações e atitudes das crianças em relação a cada uma das provas e aos seus itens, no
fundo um estudo mais qualitativo dos processos e estratégias cognitivas que as crianças usam na resolução da ECCOs.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)