A subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: factores explicativos e pistas para a intervenção
Journal Article
Apesar de alguns progressos verifi cados em relação à igualdade de participação de mulheres e homens na educação
e no trabalho, determinadas áreas de ensino e do mercado de trabalho continuam a ser altamente defi citárias
na representação feminina. É o caso das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Esta constatação é de
particular importância para a Psicologia Vocacional, pois interfere com o processo de tomada de decisão, planeamento
e ajustamento de carreira de mulheres adolescentes e adultas. Este artigo começará por referir dados que
exemplifi cam a extensão do problema para, posteriormente, se centrar em algumas das explicações encontradas
para este fenómeno. Terminar-se-á com a apresentação de diversas propostas de intervenção, desde o plano micro
até ao plano macrossistémico.
Despite some advances regarding equality of participation of sexes in both education and work, certain areas of
education and the labour market continue to be highly lacking in female representation. This is the case of Science,
Technology, Engineering and Mathematics. This fact is of particular importance to vocational psychology because
it interferes with the processes of decision making, career planning and career adjustment of girls and women. This
article provides data that caracterize the problem and focuses on some of the explanations found for this phenomenon.
Some suggestions are made for actions from both the micro and the macro-systems.
A pesar de algunos progresos verificados con relación a la igualdad de participación de mujeres y hombres en
la educación y en el trabajo determinadas áreas de la enseñanza y del mercado de trabajo continúan siendo muy
defi citarias en la representación femenina. Es el caso de Ciencias, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas. Esta
constatación es de particular importancia para la Psicología Vocacional pues interfi ere en el proceso de toma de
decisión, planeamiento y ajuste de carrera de mujeres adolescentes y adultas. Este artículo empezará por referir
datos que ejemplifi can la extensión del problema para, posteriormente, centrarse en algunas de las explicaciones
encontradas para este fenómeno. Se terminará con la presentación de diversas propuestas de intervención desde el
plano micro hasta el plano macrosistémico.