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Elegibilidade em Educação Inclusiva: um estudo com grupos focais

Elegibilidade em Educação Inclusiva: um estudo com grupos focais

Meixieira, David Samuel Sequeira

| 2025 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
As equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva têm de decidir que alunos devem receber apoios específicos, para além do apoio que recebem em sala de aula. No entanto, a legislação portuguesa para a educação inclusiva é omissa relativamente aos procedimentos a adoptar, o que pode conduzir a práticas diversificadas. O presente estudo teve como principal objetivo investigar procedimentos relativos ao encaminhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal, através da realização de dois grupos focais. A amostra incluiu um total de 10 participantes de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Os resultados mostram que, embora o Decreto-Lei nº 54/2018 proponha uma abordagem multinível progressiva, na prática, o encaminhamento para as medidas de apoio e a transição entre elas nem sempre seguem uma sequência linear, devido a circunstâncias específicas dos alunos. Adicionalmente, a colaboração multidisciplinar entre profissionais demonstra-se fundamental para assegurar que as decisões sejam ajustadas às necessidades individuais de cada aluno. Estes resultados sublinham a necessidade de reforçar orientações claras para garantir que o encaminhamento dos alunos seja eficiente e equitativo, evitando interpretações divergentes da legislação.
Multidisciplinary teams supporting inclusive education must decide which students should receive specific support beyond what is provided in the classroom. However, Portuguese legislation on inclusive education is vague regarding the procedures to be adopted, which can lead to diverse practices. This study aimed to investigate the procedures related to the referral of students with Special Educational Needs (SEN) in Portugal, through the conduction of two focus groups. The sample included a total of 10 participants from Multidisciplinary Teams Supporting Inclusive Education. The results indicate that although Decree-Law No. 54/2018 proposes a progressive multi-tiered approach, in practice, the referral for support measures and the transition between them do not always follow a linear sequence due to specific student circumstances. Additionally, multidisciplinary collaboration among professionals is essential to ensure that decisions are tailored to the individual needs of each student. These findings underscore the need to strengthen clear guidelines to ensure that the referral of students is efficient and equitable, avoiding divergent interpretations of the legislation.

Publicação

Ano de Publicação: 2025

Identificadores

ISSN: 203847989