Skip to main content

Perceções sobre o conceito de lazer: um estudo com adolescentes portugueses

Perceções sobre o conceito de lazer: um estudo com adolescentes portugueses

Alves, Ana Beatriz Bezerra

| 2024 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
O lazer é conceptualizado como uma experiência subjetiva resultado da interação entre o indivíduo e o seu ambiente. Este é um contexto que proporciona aos adolescentes liberdade e oportunidades de exploração de diversos aspetos individuais. Assim, estudar as suas perceções de lazer, permitirá compreendê-los, promovendo práticas que contribuam para o seu desenvolvimento e bem-estar.
O presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções de adolescentes sobre o conceito de lazer. Para tal realizamos quatro focus group. Para além disso, caracterizamos a amostra quanto à sua motivação, satisfação, atitudes face ao lazer e desenvolvimento positivo. A amostra é constituída por 23 adolescentes (12 do sexo feminino e 11 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos.
A partir de uma análise temática indutiva foi possível identificar “felicidade”, “diversão”, “amigos”, “socialização”, “desporto”, “relaxamento”, “bem-estar”, “casa” e “família”, como os principais temas associados ao lazer, por parte destes adolescentes. Para além disso, foi possível concluir que estes consideraram a prática de lazer, nomeadamente atividades desportivas, crucial no desenvolvimento da sua identidade e no aumento dos níveis de felicidade e socialização.
Leisure is conceptualised as a subjective experience resulting from the interaction between the individual and their environment. This is a context that gives adolescents freedom and opportunities to explore various individual aspects. Thus, studying their perceptions of leisure will make possible to understand them and promote practices that contribute to their development and well-being.
The main aim of this study was to find out about adolescents' perceptions of the concept of leisure. To this end, we conducted four focus groups. We also characterised the sample in terms of their motivation, satisfaction, attitudes towards leisure and positive development. The sample consisted of 23 adolescents (12 females and 11 males) aged between 12 and 15.
Based on an inductive thematic analysis, it was possible to identify ‘happiness’, ‘fun’, ‘friends’, ‘socialization’, ‘sport’, ‘relaxation’, ‘well-being’, ‘home’ and ‘family’ as the main themes associated with leisure by these teenagers. It was also possible to conclude that they considered leisure activities, particularly sports, to be crucial in developing their identity and increasing their levels of happiness and socialization.

Publicação

Ano de Publicação: 2024

Identificadores

ISSN: 203830628