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Uma análise transversal e integradora do exercício físico: estudo com praticantes desportivos

Uma análise transversal e integradora do exercício físico: estudo com praticantes desportivos

Morais, Rita

; Gomes, A. Rui
| Edições Desafio Singular | 2018 | DOI

Journal Article

Este estudo foi realizado junto de praticantes de exercício físico (EF), tendo como principais objetivos: (a) compreender a importância dos fatores psicológicos na fase de adoção e manutenção do comportamento de EF; e (b) analisar o comportamento de EF tendo por base uma perspetiva conceptual integradora de diferentes fatores envolvidos neste comportamento, principalmente ao nível psicológico. Foram incluídos no estudo quinze participantes com diferentes níveis de experiência de EF (cinco com 1 mês, cinco com 6 meses e cinco com 12 ou mais meses de prática), sendo sete do sexo masculino e oito do sexo feminino, com uma média de idades de 37.3 anos. Os dados foram recolhidos tendo por base o guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM) - versão praticantes”. Os principais resultados evidenciaram que o comportamento de EF foi explicado por fatores individuais (e.g., psicológicos), contextuais (e.g., local de prática) e culturais (estereótipos) que, por sua vez, apresentaram alterações ao longo do tempo de prática de EF.
Concluindo, a utilização de uma perspetiva qualitativa que integre diferentes abordagens conceptuais revelou-se fundamental para a compreensão dos fatores envolvidos no comportamento de EF.
This study was done with individuals that practiced exercise and had two main objectives: (a) understand
the importance of psychological factors in the process of adoption and maintenance of exercise behavior;
and (b) analyze exercise behavior by assuming an integrative conceptual perspective of different factors
involved in exercise, especially the ones related with the psychological domain. Fifteen participants (seven
males and eight females) with different levels of experience in exercise were selected for this study (five at
one month, five at six months and five with 12 or more months of exercise practice). The participants had
a mean age of 37.3 years old. Data were collected based on the interview guide “Psychological Assessment
in Exercise: Interview Guides for Practitioners and Instructors - Version for Practitioners”. The main results
showed that the exercise was explained by individual factors (e.g., psychological), contextual factors (e.g.,
local of practice), and cultural factors (e.g., stereotypes) that, in turn, changed across the time of exercise
practice of participants. In conclusion, the use of a qualitative perspective that integrates different
conceptual approaches proved to be crucial to understand the factors involved in exercise behavior.
FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(SFRH / BD / 71369 / 2010)
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publicação

Ano de Publicação: 2018

Editora: Edições Desafio Singular

Identificadores

ISSN: 1646-107X