Análise temática nos momentos de inovação de nível 1 em psicoterapia
Faria, Ana Rita Ferreira
Thesis
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
Teoricamente os MIs de ní vel 1 esta o associados a capacidade dos clientes se distanciarem
dos seus problemas e considerarem novas perspetivas. Estudos sugerem a presença de
MIs de ní vel 1 em casos de sucesso e insucesso terape utico. Neste estudo, atrave s de
sesso es de psicoterapia, explorou-se os temas associados aos MIs de ní vel 1 e procurou se identificar possí veis diferenças (qualitativas e quantitativas) entre os casos. Atrave s de
uma ana lise tema tica (AT), demonstrou-se que na o ha diferenças qualitativas entre os
casos, com ambos evidenciando os mesmos sete temas. Diferenças quantitativas foram
observadas em apenas um tema: Intenções concretas, desejos, objetivos. Os casos de
sucesso apresentaram maior freque ncia deste tema, sugerindo que a capacidade de
formular intenço es concretas, desejos e objetivos especí ficos pode estar relacionada com
o sucesso terape utico. Os casos de sucesso tambe m demonstraram mais elaboraço es
cognitivas em torno de aspetos relacionados com o comportamento, e, mais temas em
cada MI de ní vel 1 do que os casos de insucesso. Globalmente, os MIs de ní vel 1 na o
parecem atuar como um fator discriminativo para o resultado terape utico, corroborando
com investigaço es anteriores. Neste sentido, estudos futuros podem elaborar sobre a
releva ncia de se continuar a codificar os MIs de ní vel 1.
Theoretically, Level 1 innovative moments (IMs) are associated with clients' ability to
distance themselves from their problems and consider new perspectives. Studies suggest
the presence of Level 1 IMs in both successful and unsuccessful therapeutic cases. In this
study, psychotherapy sessions were analysed to explore the themes associated with Level
1 IMs and to identify potential qualitative and quantitative differences between cases.
Through thematic analysis (TA), it was demonstrated that there are no qualitative
differences between cases, with both exhibiting the same seven themes. Quantitative
differences were observed in only one theme: concrete intentions, desire, goals. Successful
cases exhibited a higher frequency of this theme, suggesting that the ability to formulate
concrete intentions, desires, and specific goals may be related to therapeutic success.
Successful cases also demonstrated more cognitive elaborations concerning behavior related aspects and more themes within each Level 1 IM compared to unsuccessful cases.
Overall, Level 1 IMs do not appear to act as a discriminative factor for therapeutic
outcomes, corroborating previous research. Future studies might elaborate on the
relevance of continuing to code Level 1 IMs.