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Orientação proteana e sucesso na transição universidade - mercado de trabalho

Orientação proteana e sucesso na transição universidade - mercado de trabalho

Santos, Gilmara Souza Gonçalves dos

| 2024 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A transição dos estudantes universitários para o mercado de trabalho representa uma fase crucial
na vida dos jovens adultos, exigindo uma série de decisões que impactam significativamente as
suas trajetórias profissionais. No contexto contemporâneo, marcado por rápidas mudanças no
mercado de trabalho causadas pela globalização, avanços tecnológicos e transformações sociais,
a preparação para essa transição torna-se ainda mais relevante. Este estudo investiga a transição
dos estudantes universitários para o mercado de trabalho, com ênfase no sucesso profissional e
na influência da orientação proteana de carreira. A amostra foi composta por 594 recém graduados do Ensino Superior em Portugal, a maioria a frequentar Licenciatura (n = 303; 51.0%),
maioritariamente mulheres (n = 437; 73.6%), com idades entre os 20 e os 64 anos. A Escala de
Orientação Proteana de Carreira e a Escala de Avaliação de Sucesso na Transição Universidade Trabalho foram utilizadas. Os resultados indicaram uma correlação significativa entre a orientação
proteana de carreira e diversas dimensões de sucesso na transição, incluindo inserção e satisfação
profissional, confiança no futuro da carreira, adaptação ao trabalho, remuneração e independência
financeira. Estes resultados sublinham a importância da orientação proteana de carreira na
adaptação dos recém-graduados ao mercado de trabalho e contribuem para uma compreensão
mais abrangente das práticas de transição universidade-mercado de trabalho, permitindo retirar
implicações úteis para estudantes, instituições académicas e empregadores.
The transition of university students to the job market represents a crucial phase in the lives of
young adults, requiring a series of decisions that will significantly impact their professional
trajectories. In the contemporary context, marked by rapid changes in the job market caused by
globalization, technological advances and social transformations, preparation for this transition
becomes even more relevant. This study investigates the transition of university students to the job
market, with an emphasis on professional success and the influence of career orientation. The
sample was made up of 594 recent graduates from Higher Education in Portugal, the majority
attending a degree (n = 303; 51.0%), mostly women (n = 437; 73.6%), aged between 20 and 64
years old. The Protean Career Guidance Scale and the University-Work Transition Success
Assessment Scale were used. The results indicated a significant difference between protean career
orientation and several dimensions of success in the transition, including professional insertion and
satisfaction, confidence in the future of the career, adaptation to work, remuneration and financial
independence. These results highlight the importance of protean career guidance in the adaptation
of recent graduates to the job market and guidelines for a more comprehensive understanding of
university-job market transition practices, allowing us to draw useful implications for students,
academic and functional institutions.

Publicação

Ano de Publicação: 2024

Identificadores

ISSN: 203686292